IPTU 2019
SAÚDE

Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti na região das praias

11/02/19  

/admin/view/noticia/img/20190212144041saude_dengue_praia.jpg

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou na última sexta-feira (8/2) trabalho de mobilização e enfrentamento do mosquito Aedes aegypti na Iparana, no litoral de Caucaia. O inseto é transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Diversas outras pastas participaram das atividades, focadas naquela região após o Levantamento de Índice Rápido (Lira) apontar alto índice de infestação do inseto naquele perímetro.

Os agentes de combate ao Aedes aegypti realizaram mutirão de limpeza e visitas às residências em busca de criadouros do mosquito. A equipe de mobilização social também esteve presente na Escola Erbe Teixeira Firmeza. Aproveitou o início do ano letivo para orientar famílias sobre como eliminar focos do inseto.

Mutirões como esse vão acontecer semanalmente nos bairros de índices de maior infestação predial. Em paralelo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está com propostas de tema para um concurso de redação sobre o assunto. Também em parceria com o setor de Mobilização Social da SMS, a SME irá reativar brigadas nas escolas.

De acordo com a SME, o Plano de Ações da pasta prevê ainda atividades pedagógicas semanais (direcionadas ao tema) e a Semana da Saúde na Escola. Segundo a secretaria, o plano tem como objetivo mapear e retirar das escolas bens sem utilidade que contribuem para o armazenamento inapropriado de água, além da limpeza das áreas de mato alto.