URNA DA CIDADANIA

Prefeitura amplia controle social dos postos de saúde

08/01/19  

/admin/view/noticia/img/20190109161810urna_saude.jpg

Para ampliar e fortalecer o controle social das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura está instalando mais 13 Urnas da Cidadania em postos e outros espaços da rede municipal de Caucaia. Esses equipamentos vão se juntar a outros 32 já existentes em UBSs, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Receberão urnas agora o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, a Maternidade Santa Terezinha, o Centro de Referência à Saúde do Homem, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e alguns postos de saúde. “Como a Ouvidoria não pode estar em todos os lugares e o usuário deve ter vez e voz, nós criamos as urnas. Elas permitem que o cidadão deposite sugestões, críticas e elogios”, sintetiza o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares.

Todas as manifestações são encaminhadas à Ouvidoria da Saúde a cada 15 dias. O órgão elabora um relatório com as demandas, que são avaliadas e encaminhadas aos gestores em questão para, caso seja pertinente, soluções serem implementadas.

A ideia é que, com isso, a população interfira diretamente na melhoria do serviço. “Assim, nós sabemos com precisão qual questão precisa ser tratada com mais urgência, qual deve ser mantida e qual precisa de pequenos ajustes. A participação do usuário é fundamental para avançarmos ainda mais”, acrescenta o secretário.




Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970