Prefeitura de Caucaia e Governo do Estado visitam obra inédita localizada no bairro Pacheco, em Caucaia
Foto: Marcos Vasconcelos/ Prefeitura de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia recebeu, na manhã desta terça-feira (9/11), a secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, para uma visita institucional à Usina Dessalinizadora de Água do Mar, equipamento inédito em construção na Praia do Pacheco. O encontro contou com a presença do prefeito Naumi Amorim, técnicos municipais e representantes do Estado.
Fruto de uma parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, o projeto marca um avanço histórico no enfrentamento à escassez hídrica. "Estamos vivendo um momento histórico. Caucaia é pioneira no Ceará e no litoral brasileiro ao implantar uma usina que transforma água do mar em água potável para nossa população. Essa conquista é fruto de muito trabalho, articulação e parceria", destacou o prefeito Naumi Amorim.
Com capacidade para produzir 1,2 milhão de metros cúbicos de água potável por dia, a usina beneficiará diretamente mais de 20 mil pessoas. Está sendo construída pelo Consórcio Wai Seta Caucaia Ltda e ocupa uma área de 3.500 m² no Pacheco. O projeto teve início em 2018, ainda na primeira gestão do prefeito Naumi Amorim, com liberação de R$ 10,9 milhões em recursos federais após apresentação do projeto ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Atualmente, os serviços passam pela fase final de pavimentação externa, com a preparação para instalação das redes de captação de água do mar e emissão de rejeitos, ambas submersas. A etapa elétrica também está em fase de ajustes.
"Essa é uma obra muito importante não apenas para Caucaia, mas para servir de exemplo para outras cidades do Ceará que convivem com o problema da escassez hídrica. Caucaia está sendo pioneira", destacou a secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros.