Iniciativa abre novas perspectivas de futuro para jovens em situação de vulnerabilidade social no município
Foto: Marcos Vasconcelos/ Prefeitura de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia certificou nesta quarta-feira, 73 jovens que concluíram cursos de qualificação profissional por meio do Projeto Virando o Jogo. Além do certificado, eles receberam kits de incentivo ao empreendedorismo, que irão auxiliar na prática do aprendizado adquirido durante a formação.
Voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto busca ampliar oportunidades de inserção no mercado de trabalho e oferecer alternativas de geração de renda. Em sua primeira edição no município, 162 jovens foram atendidos. Destes, 95 concluíram o percurso formativo e 73 alcançaram a certificação profissional.
Criado em 2019, inicialmente em Fortaleza, o Virando o Jogo integra o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). Desde 2023, a iniciativa vem sendo expandida para outros municípios e tem a meta de alcançar 11 mil jovens até 2026 em 10 cidades cearenses. Em Caucaia, foram ofertados cursos nas áreas de Assistente Administrativo e Cabeleireiro Unissex, em parceria com o Instituto Viver Ceará.
Gustavo, aluno do curso de Administração, destacou a transformação que a iniciativa trouxe para sua vida. "Antes eu não via muitas opções de trabalho, mas o curso abriu meus horizontes e me deu confiança para buscar novas oportunidades. Esse certificado é uma porta que se abre para o meu futuro", disse Gustavo.
Além da formação profissional, o projeto garante atendimento psicossocial, com suporte de assistentes sociais e psicólogos, fortalecendo a trajetória dos participantes. Na primeira edição, o Virando o Jogo investiu R$ 1,46 milhão em bolsas de incentivo para assegurar a permanência dos jovens no curso até a conclusão.