NOTÍCIAS

27-JAN-2023

IMAC celebra o Dia Mundial da Educação Ambiental com trilha ecológica

#MeioAmbiente POR ASSESSORIA DE IMPRENSA 27 DE JANEIRO DE 2023

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), investe em educação ambiental de crianças e jovens e é destaque em ações e em parcerias com programas estaduais como Agente Jovem Ambiental. Para celebrar o compromisso com a natureza e o Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado no dia 26 de janeiro, o IMAC promoveu uma trilha ecológica com a participação de cerca de 20 Agentes Jovens Ambientais (AJAs) na Fazenda Domingos Pontes, que produz cera da carnaúba e apoia programas de educação ambiental.

Conhecer grandes viveiros de mudas, entender sobre os tipos de sementes, plantar mudas de ervas e passear em meio a uma trilha ecológica com direito a açude foram algumas das experiências vividas pelos AJAs de Caucaia durante o passeio promovido pelo IMAC, em parceria com Secretaria do Meio Ambiente do Ceará e a fazenda Domingos Pontes.

Os jovens, que tinham entre 16 e 19 anos, ficaram maravilhados com a oportunidade. Para a estudante Andreza da Silva, foi um momento muito importante de formação para os AJas. "Eu fiquei muito feliz de participar dessa experiência porque eu aprendi mais sobre as sementes e o tempo certo de plantar. O que a gente aprende aqui pode passar em casa e para a nossa comunidade", ressaltou Andreza.

A coordenadora de Políticas Ambientais do IMAC, Leilane Chaves, acompanhou o grupo de AJAs e destacou que a trilha ecológica era um momento muito importante para a troca de conhecimento. "O IMAC tem promovido diversas ações educativas para os jovens e, neste Dia Mundial da Educação Ambiental, os AJAs tiveram uma oportunidade de saber na prática sobre como plantar e manter uma horta. Isso vai ajudar esses jovens no desenvolvimento de projetos de produção de alimentos nas comunidades onde eles vivem", destacou a coordenadora.

A coordenadora regional dos AJAs, Débora Evelyn, que acompanhou os jovens durante todo o passeio, destacou que o AJA é um programa muito importante para a promoção da educação ambiental entre os adolescentes. Ela também reforçou que o município de Caucaia tem se destacado nas políticas de sustentabilidade e preservação ambiental. "O Programa AJAs é estadual, porém é essencial uma boa parceria dos municípios. E Caucaia é o líder de vagas na participação de jovens. São mais de 180 adolescentes participantes. Essa parceria com o IMAC e a SEMA consegue proporcionar vivências muito ricas para esses jovens que conseguem levar mais conhecimento para suas famílias e replicar para o entorno da sua comunidade", frisou Débora.

Saiba mais

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em Janeiro de 2021, criou o Programa Jovem Ambiental, visando à seleção de 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.

O objetivo do programa é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Em Caucaia, são mais de 180 agentes jovens ambientais cadastrados. O maior número entre todos os municípios participantes do programa.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Hoje

Caucaia reforça vacinação contra influenza em crianças com ação itinerante em escolas municipais

Ação visa alcançar uma média de 10 mil alunos na cidade

#Saúde Hoje

Maternidade de Caucaia recebe novos equipamentos para leitos de puérperas e recém-nascidos

Os novos equipamentos ampliam as ações da Prefeitura de Caucaia no objetivo de proporcionar mais conforto às gestantes.

#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Prefeitura de Caucaia promove aulas de educação ambiental para escolas do município

Abrigando diferentes tipos de biomas, como serra, sertão e litoral, Caucaia conta com gr [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

Caucaia registra mais de 160 mil atendimentos dos postos de saúde nos três primeiros meses do ano

Atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional; cuidados com o hipe [...]

#Emprego Há 2 dia(s)

Programa da Prefeitura de Caucaia segue como cursos gratuitos e transformando vidas

"Eu sempre quis abrir um pequeno negócio, agora já posso", disse a aposentada Giscelia C [...]

#Emprego Há 3 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 147 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 147 vagas de em [...]

#desenvolvimentorural Há 4 dia(s)

Prefeitura de Caucaia promove curso de aproveitamento de banana

Em um esforço contínuo para promover a educação e a sustentabilidade, além de formação p [...]

#desnevolvimnetorural Há 4 dia(s)

Criadores de Caucaia têm até 30 de abril para realizar a imunização do rebanho

Começou nesta segunda-feira (15) e irá até o próximo dia 30 a Campanha de Vacinação cont [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5