Primeira reunião do comitê deliberativo do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) no município foi realizada nesta terça-feira
Caucaia dá mais um passo na construção de políticas públicas integradas de enfrentamento à violência. Nesta terça-feira (8/7), foi realizada a primeira reunião do comitê deliberativo do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) no município. A ação é uma parceria da Prefeitura de Caucaia com o Governo do Ceará e reúne representantes de diversas instituições para pensar, propor e implementar medidas preventivas com base na realidade local.
O encontro foi conduzido pelo prefeito Naumi Amorim e contou com a participação da vice-prefeita Priscila Menezes, da primeira-dama Érika Amorim, de secretários municipais, representantes da Casa Civil do Estado, das forças de segurança, do Judiciário, da Defensoria Pública e do Ministério Público. O comitê terá reuniões ordinárias a cada dois meses e poderá ser convocado extraordinariamente pelo prefeito. Um regimento interno está em fase de elaboração para regulamentar os trabalhos.
"O que a gente quer é unir forças para mudar a realidade de quem mais precisa. O PReVio vai nos ajudar a construir soluções, trabalhando junto para proteger a vida das pessoas. Vamos seguir trabalhando com seriedade e responsabilidade para cuidar da nossa gente", afirmou o prefeito Naumi Amorim.
O PReVio tem como foco principal a criação de espaços de articulação entre diferentes políticas públicas, com o objetivo de compreender e enfrentar as causas da violência.
"Garatir um colegiado que acolha olhares plurais sobre a violência e superação dela, que promova a análise de indicadores e que viabilize o planejamento e a realização de uma agenda de prevenção integrada no município de Caucaia é o pilar da estratégia de uma governança forte e participativa", pontua o coordenador executivo de Prevenção à Violência do Governo do Estado, Avilton Júnior.
Em Caucaia, a atuação do programa concentra-se nos bairros Parque Potira, Araturi, Marechal Rondon e Conjunto Metropolitano, territórios identificados como mais vulneráveis a partir de diagnóstico realizado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp-CE), com base em dados coletados entre 2017 e 2022.
Desde o início do ano, Caucaia vem desenvolvendo ações importantes dentro do programa. No último mês de fevereiro, o município sediou o Seminário Municipal de Prevenção à Violência, com oficinas e workshops voltados à escuta da população e ao mapeamento de demandas.
A próxima etapa, que começa nesta quarta-feira (9/7), envolve a realização de oficinas temáticas semanais com secretários municipais, com foco na construção do Plano Municipal de Prevenção à Violência.
O comitê deliberativo também será responsável por acompanhar e fortalecer o funcionamento de um Observatório de Prevenção à Violência, que pretende reunir dados, discutir desafios e apoiar a formulação de políticas públicas mais eficazes.
Atualmente, Caucaia já conta com três projetos ativos no âmbito do PReVio:
Projeto Jovens Mães: voltado para adolescentes grávidas de 15 a 24 anos. A meta é alcançar 108 jovens; no momento, 17 adolescentes estão em atendimento.
Projeto Virando o Jogo: atende adolescentes e jovens de 15 a 22 anos que não estudam e não trabalham. A meta é de 1.000 vagas, com 353 beneficiários no primeiro ciclo.
Projeto Empodera: voltado para mulheres de 18 a 55 anos vítimas de violência doméstica. A meta é de 60 vagas, com 16 mulheres atendidas no primeiro ciclo.