NOTÍCIAS

26-MAR-2025

Prefeitura de Caucaia capacita servidores municipais para proteção de tartarugas marinhas

Realizada pelo Imac, formação envolveu servidores de diferentes secretarias e órgãos da administração municipal, com foco no protocolo de acompanhamento do nascimento dos animais

Por Comunicação 26/03/2025 #meioambiente

Foto: Marcos Vasconcelos / ASCOM Prefeitura de Caucaia

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), realizou, na última semana, a capacitação de protocolo de acompanhamento do nascimento de tartarugas marinhas no litoral de Caucaia. Com o objetivo de alinhar ações integradas de segurança e monitoramento dos ninhos, a formação envolveu membros do Grupamento de Polícia Ambiental de Caucaia (GPPAM), da Coordenação dos Guarda-Vidas de Caucaia, da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP) e Secretaria Municipal de Turismo (SETUR).

"O engajamento das secretarias e órgãos da administração é essencial para a proteção desse importante ecossistema e para a conscientização de toda a comunidade sobre a importância da preservação das tartarugas marinhas, que são um símbolo da nossa biodiversidade", defendeu o presidente do Imac Felipe Ribeiro.

Caucaia registrou, desde fevereiro deste ano, mais de mil nascimentos de tartarugas-de-pente. Atualmente, o Imac monitora cerca de 131 ninhos distribuídos em todo o litoral da cidade.

"A ideia da capacitação é orientar os servidores de órgãos e secretarias parceiras sobre como devemos proceder no acompanhamento desses ninhos. É preciso um trabalho bem alinhado, organizado, para que a população possa contemplar esse momento sem que isso represente uma ameaça às tartarugas", afirmou Thiago Menezes, coordenador do monitoramento de tartarugas marinhas do Imac.

 

Deixe seu comentário

pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Prata 2024Selo UNICEF 2021-2024