Campanha mobiliza unidades de saúde, escolas e profissionais para ampliar o cuidado, reduzir estigmas e valorizar a vida em todo o município
Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza uma série de ações voltadas para a valorização da vida e o fortalecimento da rede de saúde mental do município. A campanha Setembro Amarelo é um momento estratégico para intensificar iniciativas de prevenção, sensibilização e promoção do bem-estar psicológico.
As atividades programadas envolvem palestras, rodas de conversa, cursos e encontros intersetoriais que buscam tanto orientar a população quanto oferecer suporte e capacitação aos profissionais da saúde.
Na rede de urgência e emergência, por exemplo, estão sendo realizadas palestras sobre intervenções em saúde mental no atendimento a pacientes vítimas de autoagressão, autolesão e tentativa de suicídio, em diferentes unidades do município, como as UPAs da Jurema e do Centro, além do Hospital Municipal Abelardo Gadelha Rocha (HMAGR).
Outro destaque da programação é a série de encontros voltados aos profissionais da SMS, que discutem os fluxos de saúde mental no município, o adoecimento no ambiente de trabalho e a importância do autocuidado, numa parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
Ainda como parte da campanha, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realiza, em parceria com a gestão municipal, um curso específico sobre urgências e emergências psiquiátricas no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA).
As ações se estendem também ao ambiente escolar, onde, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), são promovidas atividades que estimulam o diálogo sobre saúde mental entre estudantes e educadores.
Essas atividades, que acontecem durante todo o mês em escolas da rede municipal e estadual, reforçam a importância do cuidado desde a infância e a juventude, ampliando o alcance da campanha para além dos equipamentos de saúde.
Com essa ampla mobilização, a Prefeitura de Caucaia reafirma seu compromisso com a valorização da vida e o cuidado integral da população. O Setembro Amarelo é uma oportunidade de reforçar a necessidade de falar, ouvir e acolher.
PROGRAMAÇÃO
Palestra: Intervenções em Saúde Mental nos equipamentos de urgência e emergência.
Atividade com foco no atendimento ao paciente vítima de auto-violência provocada; autolesão e tentativa de suicídio
17 e 18 de setembro: UPA Centro
24 e 25 de setembro: HMAGR
Palestra: O que eu preciso saber sobre saúde mental? A Desconstrução da Ideia do "Superprofissional". Como Adoecemos?
Atividade para profissionais da SMS Caucaia com o objetivo de abordar fluxos de saúde mental no município, adoecimento no trabalho e a importância do autocuidado.
Parceria: CEREST.
12, 19 e 26 de setembro: Auditório SMS
Crises Em Saúde Mental: urgências e emergências Turma Caucaia
Curso fornecido pela Escola de Saúde Pública/CE sobre urgências e emergências psiquiátricas.
Parceria: ESP/CE
11 e 18 de setembro: CEMFA
Saúde Mental nas Escolas
Atividades intersetoriais com educação e programa saúde nas escolas.
Parceria: PSE/SMS e SME.
De 1 a 30 de setembro: EEIF Rubens Vaz da Costa; EEIF Antônio de Albuquerque Souza Filho e EEEM Branca Carneiro de Mendonça