NOTÍCIAS

19-FEV-2024

Prefeitura de Caucaia intensifica o monitoramento epidemiológico e as visitas domiciliares para evitar aumento de dengue

#Saúde POR LIDIANE' OLÌVEIRA 19 DE FEVEREIRO DE 2024

A dengue e as outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti apresentam um comportamento sazonal, ocorrendo, principalmente, nesta época. Por isso, intensificamos o monitoramento e solicitamos o apoio da população na luta contra essas doenças que vêm aumentando em todo o país", alerta Marquezan Rocha, coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses de Caucaia.

O núcleo intensificou o monitoramento de indicadores epidemiológicos, entomológicos e operacionais pode detectar precocemente a vulnerabilidade para ocorrência da doença em determinado local.

O último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti — LIRAa, que é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito, realizado em Caucaia mostra que município se encontra, neste momento, em médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes, com um resultado de 1,6%, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Durante essa época, a Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que é responsável pelo Núcleo de Endemias e Zoonoses, também intensifica as visitas e inspeções focais em domicílios da cidade que deram positivo para o aumento de focos. Os ciclos de visita de combate à dengue, que acontecem periodicamente, são divididos nas quatro regiões: Jurema, Praia, Sede e Grande Nova Metrópole.

Marquezan fala sobre cuidados que a população deve ter em casa para evitar os focos do mosquito. "O morador deve tirar, pelo menos, dez minutos por semana para olhar a casa, verificar se as vasilhas dos animais estão sempre limpas, guardar pneus e garrafas em locais cobertos, retirar a água acumuladas vasos de plantas e tampar as caixas d'águas", afirma.

O gestor enfatiza ainda a questão da aceitação dos moradores em relação às vistorias. "Orientamos que as pessoas não recusem a visita dos profissionais. Eles são treinados para detectar e acabar com possíveis focos de mosquito", solicita.

Pessoas que apresentem febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: manchas vermelhas no corpo, dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, vermelhidão nos olhos ou diminuição dos leucócitos (detectado em exame de sangue) devem buscar atendimento de saúde.

Saiba mais

As visitas domiciliares, realizadas pelos agentes de Endemias, tem como objetivo promover a limpeza de depósitos com água, peixamento e telamento de caixas d'água e Ultra Baixo Volume (UBV - fumacê costal) em locais com casos confirmados da doença. Para além desses procedimentos, também é realizado um trabalho de conscientização da população sobre a importância da prevenção às doenças.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 5 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 6 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 6 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 7 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 11 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 12 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5