NOTÍCIAS

06-NOV-2023

Novembro azul: Prefeitura de Caucaia intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata

Os serviços envolvem a promoção da atenção integral à saúde, prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer de próstata do público masculino

#Saúde 06 DE NOVEMBRO DE 2023

Em alusão ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica os serviços para a saúde do homem nos equipamentos municipais.


As ações, que acontecerão no decorrer do mês, serão realizadas nos homens caucaienses na Clínica de Atendimentos Especializados de Caucaia (CAEC); Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha; Hospital Municipal Santa Terezinha; CEO; UPAS; CAPS (pacientes e familiares) e nos postos de saúde. 


Os serviços envolvem a promoção da atenção integral à saúde, prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer de próstata do público masculino, além da sensibilização quanto à atenção integral à saúde. 


A programação contará com palestras; oficinas; bate-papos; rodas de conversas; distribuição de panfletos educativos; serviços multiprofissionais (auriculoterapia, ventosaterapia e liberação miofascial); realização de corte de cabelo, unhas e barba; testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; 


*Saiba mais*


Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.


*SINAIS E SINTOMAS*

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

* Dificuldade de urinar;

* Demora em começar e terminar de urinar;

* Sangue na urina;

* Diminuição do jato de urina;

* Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.


*Serviço:*

Novembro azul: Prefeitura de Caucaia intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata

Locais, datas e ações:

CAPS infantil: 10,16 e 23/11 - palestras e rodas de conversas

CAPS Geral: 13/11 - rodas de conversas, palestras e exibição de filmes

CAPS Álcool e Droga: 06, 13, 14, 22 e 28 - bate-papos, bazar e serviços multiprofissionais (auriculoterapia, ventosaterapia e liberação miofascial)

UPAS Centro e Jurema: 20, 21, 22, 23 e 24/11 - palestras, exibição de filmes, distribuição de panfletos educativos

Hospital Maternidade Santa Terezinha: 20 a 23/11 - palestras

SAE: 07 e 10/11 - Roda de conversa

CAEC: 25/11 - mutirão de atendimentos (avaliação com utologista, exames de toque retal e PSA, serviços multiprofissionais (auriculoterapia, ventosaterapia e liberação miofascial; testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e C e palestras.

Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha: 07, 08, 09, 10, 13, 16 e 17/11 - palestras, avaliação médica para funcionários (homens), avaliação nutricional, ventosaterapia e ultrassom de próstata para funcionários do hospital.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5