NOTÍCIAS

13-MAI-2022

Prefeitura de Caucaia realiza mutirão de encoleiramento de cães contra calazar

#Saúde 13 DE MAIO DE 2022

A Prefeitura de Caucaia promove, por meio do Núcleo Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um mutirão de encoleiramento de cães para o controle da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), também conhecida como calazar. A ação, que faz parte do Programa Nacional de Encoleiramento de Cães, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, acontece, neste primeiro ciclo, na localidade da Barreira Vermelha, em Iparana, desde a última terça-feira (10/05).

O bairro foi contemplado com a operação por conta da incidência de casos da leishmaniose visceral canina e humana entre os anos de 2018 a 2020. Para ajudar a combater e rastrear a doença, foram realizados testes em todos os cães domiciliados na região.

Durante o mutirão, os agentes de endemias realizam visitas domiciliares e colocam as coleiras em cães a partir dos três meses de idade, com a devida autorização dos tutores, impregnadas com deltametrina a 4%, que tem ação repelente contra o flebotomíneo, também conhecido como "mosquito-palha", "cangalhinha" e "birigui", responsável pela transmissão da doença. Ao todo, 302 cães domiciliados no bairro receberão o equipamento.

Guilherme Meneses, médico veterinário, explica como a coleira atua para evitar a doença. "A coleira funciona para controlar e prevenir os mosquitos como um repelente e um inseticida. O mosquito não se aproximará do cão. Caso isso aconteça, o inseto morrerá", diz.

Simone Rego (49), comerciante do bairro, aprovou a atividade da Prefeitura. "Achei essa iniciativa muito boa e fiquei muito feliz porque tenho dois cachorros e gosto muito deles e não quero que nada de mal aconteça com eles e nem com os meus familiares", afirma

Programa Nacional de Encoleiramento

O Programa terá a duração de quatro anos, divididos em oito ciclos, com a duração de um semestre. A cada ciclo, os animais participantes receberão uma coleira nova.

Leishmaniose Visceral Canina (calazar)

A Leishmaniose é transmitida por picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito-palha) e pode acometer cães e humanos. Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: crescimento exagerado das unhas, pêlos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos.

O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem material (lixo, fezes de animais e frutas em decomposição) que possa facilitar a criação do mosquito.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#BENEFÍCIO Há 3 dia(s)

Caucaia lança Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiando quase 7 mil pessoas

A manhã desta quinta-feira (16) foi de festa para 164 produtores rurais e quase 50 insti [...]

#Saúde Há 4 dia(s)

Prefeitura de Caucaia promove mutirão para zerar filas de exame respiratório

A ação realizada na UAPS Francisco Paulo Pontes, na Jurema, faz parte de uma política da Secretaria de Saúde, que visa organizar e ampliar o acesso a procedimentos

#Cultura Há 5 dia(s)

Prefeitura de Caucaia lança editais de Apoio Financeiro às Quadrilhas Juninas

As tradições juninas são valorizadas em Caucaia. Para celebrar as festividades de São Jo [...]

#Saúde Há 6 dia(s)

Caucaia realiza Pré-Conferências Municipais da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde

Os encontros têm o objetivo de iniciar, contextualizar o tema e mobilizar a comunidade para a realização da conferência, que acontecerá no dia 22 de maio

#Emprego Há 6 dia(s)

Prefeitura de Caucaia realiza abertura de envelopes de propostas técnicas para permissionários do Mercado da Jurema

Conforme edital, publicado em 15 de março deste ano, aconteceu hoje (13), no setor de Li [...]

#Educação Há 10 dia(s)

Caucaia recebe exposição itinerante do projeto Olho D’Água

O projeto atenderá aproximadamente 680 participantes, entre alunos, professores, comunidade e instituições convidadas

#Esporte Há 10 dia(s)

Prefeitura de Caucaia inicia aulas de pilates no Ginásio Cazuzão nesta sexta-feira (10)

A iniciativa, que é totalmente gratuita, é voltada, prioritariamente, para adultos e idosos que desejem e precisem da prática para melhorar a qualidade de vida

#Empreendedorismo Há 11 dia(s)

Prefeitura de Caucaia lança HUB Caucaia Valley, para o fomento de projetos de tecnologia e inovação

Com um sólido programa de capacitação profissional, agora, a Prefeitura de Caucaia volta [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5