NOTÍCIAS

23-DEZ-2025

Caucaia será a primeira cidade do Ceará a implantar atendimento móvel de saúde para comunidades quilombolas

Serviço tem previsão de implantação em janeiro de 2026 e beneficiará mais de 2,6 mil pessoas em nove territórios do município

Por Comunicação 23/12/2025 #saúde

Foto: Prefeitura de Caucaia

O município de Caucaia contará, em breve, com um serviço de saúde inédito voltado exclusivamente para comunidades quilombolas, com previsão de implantação em janeiro de 2026. A iniciativa beneficiará diretamente 2.615 pessoas, distribuídas em nove territórios quilombolas: Capuan, Boqueirão do Arara, Boqueirãozinho, Porteira, Serra do Juá, Cercadão das Nicetas, Serra da Conceição, Serra da Rajada e Deserto.


O serviço funcionará por meio de uma unidade móvel de saúde, com uma equipe multiprofissional preparada para atender presencialmente a população quilombola, garantindo acesso aos serviços básicos de saúde de forma contínua, humanizada e alinhada às especificidades culturais e territoriais dessas comunidades. Com a iniciativa, Caucaia se tornará a primeira cidade do Ceará a ofertar esse tipo de atendimento especializado.


A pauta foi tratada durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (22), quando o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, recebeu o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, além do médico quilombola Dr. Diogo Augusto e de Cristina Quilombola, representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).


Para o prefeito Naumi Amorim, a implantação do serviço representa um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas à equidade em saúde. "Estamos construindo uma política que nasce do diálogo e do respeito às comunidades quilombolas. Levar saúde até esses territórios é reconhecer direitos e promover dignidade para quem historicamente teve menos acesso aos serviços públicos", destacou.


O secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, ressaltou o planejamento técnico da iniciativa e seu caráter pioneiro. "A equipe móvel foi pensada para oferecer um atendimento qualificado, contínuo e humanizado, considerando a realidade de cada território quilombola. É uma ação inovadora que coloca Caucaia como referência no Ceará", afirmou.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Prata 2024Selo UNICEF 2021-2024