O Prêmio Gestão Escolar busca reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da educação e dos estudantes da rede municipal que se destacarem pelo desempenho no Spaece
Foto: Marcos Vasconcelos/ Prefeitura de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia lançou, nesta quinta-feira (25/09), o Prêmio Gestão Escolar, que tem o objetivo de reconhecer boas práticas, avançar na qualidade da educação e na valorização dos profissionais, fortalecendo políticas públicas educacionais. O ato marcou também a abertura oficial do ciclo de avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2025.
Realizada no Centro de Formação e Avaliação, na Tabuba, a solenidade reuniu gestores, formadores, superintendentes e técnicos da SME celebrando a união de esforços para a construção de uma escola cada vez mais democrática, inovadora e comprometida com o futuro dos alunos.
O Prêmio Gestão Escolar foi criado com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da educação e dos estudantes da rede municipal que se destacarem pelo desempenho no Spaece.
Serão contemplados diretores, coordenadores pedagógicos, professores, formadores, superintendentes escolares e estudantes, em reconhecimento à dedicação, inovação e compromisso na construção de uma educação de qualidade.
Segundo a secretária Camila Bezerra, o prêmio simboliza o reconhecimento do município ao esforço diário da rede escolar. "Este é um momento histórico para Caucaia, porque reforça que o aprendizado dos estudantes está no centro das nossas decisões e que cada profissional tem papel essencial nesse processo", destacou.
O prefeito Naumi Amorim ressaltou que a iniciativa consolida uma política educacional voltada para resultados, equidade e valorização dos servidores. "Estamos garantindo valorização de gestores, professores e alunos, para avançar na educação e fortalecer a aprendizagem e garantindo oportunidades para todos", afirmou.
Com a lei nº 3.920/2025 e o decreto nº 1.510, de 17 de setembro de 2025, a Prefeitura estabelece oficialmente os critérios e mecanismos de concessão do prêmio, reforçando o compromisso com a valorização da educação como instrumento de transformação social.