Município é o primeiro do Ceará, fora Fortaleza, a oferecer atendimento e cirurgias eletivas de mão na rede pública
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia implantou, no Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, o Ambulatório Especializado em Mão, iniciando as cirurgias eletivas de mão. A ação torna Caucaia a primeira cidade do Ceará, além de Fortaleza, a oferecer esse tipo de serviço na rede pública.
A iniciativa representa um avanço significativo para o sistema municipal de saúde, ampliando o acesso da população a um atendimento altamente especializado, antes disponível apenas na capital.
Com a nova especialidade, o hospital passa a oferecer 10 tipos de procedimentos voltados para a mão, incluindo tratamentos e cirurgias.
"A Prefeitura iniciou o projeto de realizar cirurgias de mão de forma ambulatorial, o que é um grande avanço. O hospital já conta com estrutura para cirurgias traumatológicas, mas agora passamos a contemplar também casos de lesões e patologias da mão. Antes, esses pacientes precisavam esperar muito tempo na fila do SUS em Fortaleza. Hoje, eles terão a oportunidade de ser atendidos aqui em Caucaia", destacou o médico especialista em mão, Igor Rabelo.
A criação do ambulatório e o início das cirurgias de mão reforçam o compromisso da Prefeitura de Caucaia em oferecer uma saúde pública de qualidade, especializada e cada vez mais próxima da população.
Em 2025, a gestão municipal tem se destacado pelo investimento contínuo na melhoria da estrutura e na ampliação dos serviços oferecidos pelo Hospital Abelardo Gadelha.
Além do novo ambulatório de mão, a unidade já conta com atendimentos especializados em geriatria, ginecologia, tratamento da dor, entre outros, consolidando-se como referência regional em saúde de média complexidade.