Nova atividade será realizada quinzenalmente nos Ambulatórios de Dor e será implantada em 6 unidades de saúde que serão classificadas como modelo, reforçando o cuidado humanizado
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quarta-feira (03/09), ações de cuidado humanizado com prática integrativa chinesa, na Unidade de Atenção Primária à Saúde Antônio Jander Pereira Machado, no bairro Araturi, no Distrito 5 de Saúde do município. A ação é voltada para o alívio e prevenção de dores crônicas, sem o uso de medicamentos.
A prática será realizada quinzenalmente na unidade e tem como objetivo promover qualidade de vida e bem-estar à população, utilizando técnicas terapêuticas não invasivas. A atividade faz parte do conjunto de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), reconhecidas pelo SUS, e passa a ser incorporada ao atendimento dos Ambulatórios de Dor da rede municipal.
A ação contou com a participação da coordenadora da unidade modelo, Vaneuma, que é capacitada nesse tipo de terapia e conduzirá as atividades com os usuários da unidade.
Além da prática integrativa, a unidade promoveu uma manhã de serviços, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação e orientações com a equipe multiprofissional, reforçando o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral à população.
Este é o primeiro passo para qualificar o equipamento como Unidade Modelo de Atenção à Saúde Primária. A prática será gradualmente ampliada para seis unidades do município, cumprindo compromisso assumido pelo prefeito Naumi Amorim, garantindo o acesso de mais comunidades a terapias que priorizam o bem-estar e a prevenção, reduzindo a medicalização excessiva e incentivando o cuidado integral.
"Essas práticas estão aqui para a prevenção e o tratamento da dor. As dores estão muito presentes no dia a dia da vida humana. Essa prática reflete o desejo da gestão do prefeito Naumi de levar a saúde ao encontro das pessoas. Essa ação é preconizada nas seis unidades modelo", destacou o secretário de saúde do município, Moacir Soares.
A gerente da Unidade de Atenção Primária à Saúde Antônio Jander, Vaneuma Frota, reforçou o foco na prevenção. "Essa atividade, que faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), chega para somar a um cuidado que antes não existia em nossa Caucaia: o alívio das dores da nossa população. Também trouxemos outras ações de prevenção, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e educação em saúde com temas importantes", explicou.
A ação integra as estratégias de promoção da saúde, humanização do cuidado e expansão das práticas integrativas, que vêm ganhando destaque nas políticas públicas de saúde em Caucaia.