Projeto que une reflorestamento e preservação cultural conquista 2º lugar na Olimpíada Restaurando a Natureza, entre quase 500 iniciativas de todo o Brasil
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caucaia
A Escola Indígena Abá Tapeba conquistou o segundo lugar na Olimpíada Restaurando a Natureza, competição nacional que premia iniciativas de preservação ambiental. O reconhecimento foi obtido com o projeto "Raízes da Cultura: Sementes que Contam Histórias", desenvolvido pela equipe Guardião Tapeba.
A proposta foi selecionada entre 498 projetos inscritos em todo o país e alia ações de reflorestamento à preservação da memória e dos saberes tradicionais do povo indígena Tapeba, por meio da recuperação de espécies nativas utilizadas em adornos e rituais da comunidade.
Entre as atividades realizadas estão rodas de conversa com os mais velhos, criação de viveiros, mutirões de plantio e produção de materiais educativos. O trabalho também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 13 (Ação Contra a Mudança do Clima).
Para a comunidade escolar, a conquista é resultado da união, dedicação e amor pela natureza, refletindo o compromisso dos estudantes, professores, lideranças indígenas e demais envolvidos no projeto.