Equipamento estava fora de operação desde 2022. Reabertura integra plano de modernização das UPAs, com reformas estruturais e novos equipamentos médicos
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia reativou a sala de raio-X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eduardo Pessoa, localizada no bairro Potira. O equipamento estava desativado desde outubro de 2022, comprometendo a realização de exames essenciais no local e exigindo o encaminhamento de pacientes para outras unidades.
A reativação integra um conjunto de investimentos da gestão municipal voltados à melhoria da infraestrutura da saúde pública. Além da UPA Jurema, a UPA Centro também passou por reformas estruturais significativas. Entre as melhorias realizadas estão a readequação elétrica, revisão das redes hidráulicas, requalificação, modernização e climatização de ambientes como a recepção e os consultórios.
A Prefeitura também investiu na aquisição de novos equipamentos médicos, reforçando a capacidade de atendimento das unidades de urgência e emergência. Entre os itens adquiridos, destacam-se os ventiladores mecânicos e os monitores multiparamétricos, fundamentais para o suporte a pacientes em estado grave.
Antes das intervenções, diversos setores das UPAs estavam interditados devido às condições precárias das instalações, o que comprometia o pleno funcionamento dos serviços. Salas como as de observação e as chamadas "salas vermelhas", áreas críticas destinadas ao atendimento de pacientes em estado grave, estavam inutilizadas. A reestruturação e reabertura desses espaços representam um avanço importante para garantir atendimento seguro, digno e de qualidade à população.
Além das UPAs, o Hospital Municipal Abelardo Gadelha também recebeu importantes intervenções. A unidade foi equipada com novos aparelhos médicos, ampliou o número de leitos e fortaleceu sua estrutura de atendimento com a criação de novos serviços. Entre as novidades, destacam-se a implantação do ambulatório geriátrico e do ambulatório ginecológico, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados.
"Desde de 2022, a sala de raio-x da UPA Jurema estava quebrada. Com a gestão do prefeito Naumi, este equipamento de suma importância foi consertado e já está em pleno funcionamento, ajudando nos diagnósticos e salvando vidas", afirmou o secretário de Saúde, Moacir Soares, destacando o comprometimento da gestão com a reestruturação das unidades e melhoria do acesso aos serviços de saúde.
Com a reativação da sala de raio-X, a expectativa é reduzir o tempo de diagnóstico, evitar transferências desnecessárias e proporcionar mais conforto aos usuários da rede municipal de saúde. A iniciativa também contribui para desafogar outras unidades e fortalecer a rede de atenção às urgências e emergências do município.