NOTÍCIAS

07-DEZ-2023

Programa Bora Pavimentar tem transformado a vida de moradores da Zona Rural de Caucaia

#Obra POR ASCOM 07 DE DEZEMBRO DE 2023
A produtora rural Lucielma Castro nasceu e cresceu no distrito de Carauçanga, localizada na zona rural de Caucaia, cerca de 20 km da sede do município. Ela conviveu por mais de 40 anos com uma das principais demandas dos moradores da localidade: o difícil acesso à comunidade, que não dispunha de uma estrada asfaltada para o deslocamento até a BR-020. No inverno era muito buraco, muito atoleiro, horrível, revela. Passei muito sufoco quando vinha com o caminhão carregado de ração pros meus porcos aqui nessa estrada. O socorro era procurar pedra pra poder sair do atoleiro ou esperar alguém pra ajudar a tirar o carro, relembra.

Elaine Freitas, comerciante e também moradora de Carauçanga, tem relatos semelhantes de como era a vida antes do programa Bora Pavimentar que está levando mais de 140 quilômetros de pavimentação na Zona Rural de Caucaia. Eu moro na Carauçanga há 30 anos. No inverno, nós perdemos o acesso à BR. Muito buraco, muitas pessoas iam para a 020 a pé. Ano passado mesmo a gente foi pra Caucaia, na volta deu uma chuva muito grande e a gente não conseguiu passar. O meu sentimento era de esquecimento, de desvalorização.

Essa história começou a mudar em setembro deste ano, com o Plano de Revitalização de Estradas Vicinais, lançado pela Prefeitura de Caucaia, em parceria com o Governo do Estado. Pirapora, Matões e Sítios Novos também já tiveram suas novas estradas iniciadas. O Plano deve beneficiar ainda as comunidades Tucunduba, Jarandragoeira, Caraúbas, Lagoa do Banana, Tanupaba, Matões, Japuara, Córrego do Alexandre, Pajuçara, Camará, Primavera, Pedreiras e Catirina.

Somente na Carauçanga serão 5 quilômetros asfaltados. Mais um fruto da parceria exitosa entre Governo do Estado e Prefeitura de Caucaia, dessa vez devolvendo a dignidade, garantindo o direito de ir e vir do homem do campo e proporcionando mais qualidade de vida à nossa gente, disse Vitor Valim, Prefeito de Caucaia.

Quando a gente ouviu falar da estrada, nosso coração encheu de gratidão. A gente ficou muito emocionado e tivemos aquela esperança, a oportunidade que a gente tanto esperava, lembra Elaine. Todo mundo grato, porque nunca ninguém se interessou por fazer essa pista. Mas eu nunca perdi a fé. Eu sempre dizia: Um dia Deus ainda bota uma pessoa de vergonha pra fazer essa pista. De repente chegou. É o primeiro prefeito que olha pelas comunidades rurais, agradece Lucielma.

A estrada da Carauçanga, que também beneficia o Minguaú, está com cerca de 90% de obras concluídas, mas já mudou a realidade dos moradores. Antes levava uns 30, 40 minutos pra gente sair daqui e chegar na BR. Agora dependendo do motorista não leva 10. Agora é gratidão. Todo mundo tá muito feliz, finaliza Lucielma.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 5 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 6 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 6 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 7 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 11 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 12 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5