NOTÍCIAS

01-JUN-2023

"Trabalho Infantil" é o novo tema de trabalho da Comissão do Selo UNICEF em Caucaia

#SeloUNICEF POR ASCOM 01 DE JUNHO DE 2023

Após um mês dedicado à erradicação do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a comissão do Selo UNICEF em Caucaia encara um novo tabu da sociedade neste mês de Junho: o trabalho infantil, realidade que afeta milhões de crianças em todo o mundo.

De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) em 2021, estima-se quase 2 milhões de crianças e adolescentes estejam em situação de trabalho infantil no Brasil. No Ceará, os dados também expressam uma realidade preocupante. Segundo informações do Ministério Público do Trabalho (MPT), estima-se que aproximadamente 111 mil crianças e adolescentes estejam em situação de trabalho irregular no estado, sobretudo nos setores de agricultura, comércio e serviços.

Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia, chama a atenção para o fato de que, após o período pandêmico, houve um aumento de casos de trabalho infantil, impulsionado pela perda de renda de inúmeras famílias brasileiras. "A edição 2021-2024 do Selo UNICEF vem, desde de 2022, trabalhando a campanha de combate ao trabalho infantil, não só no mês de junho, que é o mês de culminância dessa campanha, mas, juntamente com todo o trabalho da equipe técnica do Selo UNICEF que vem ocorrendo diariamente na busca da garantia dos direitos das crianças e adolescentes, com a gestão e técnicos da Assistência Social, da Educação e da Saúde, no intuito de garantir que o lugar desse público é na escola, é nos equipamentos socioassisntenciais. Se sabe que, após a pandemia, com a questão econômica das famílias, um dos grandes impactos foi a diminuição da renda familiar. E consequentemente as crianças e adolescentes saíram das escolas e passaram a trabalhar de forma informal e ilegal. Então todo esse trabalho da campanha é de conscientizar todos os atores sociais no sentido de que o lugar da criança é na escola e que criança não é para trabalhar", disse.

A programação contará com caminhadas de sensibilização no centro de Caucaia e também na Jurema. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará, no dia 13 de junho, no Auditório da Câmara Municipal, a culminância da etapa municipal do concurso cultural do Ministério Público do Trabalho (MPT). Em 2022, a aluna Mariane Costa Pereira, da Escola Coronel Raimundo de Oliveira, em Caucaia, venceu a etapa estadual, na modalidade poesia.

"Esse concurso cultural já se tornou uma tradição nas escolas públicas de Caucaia. Além da poesia, os alunos produzem peças de desenho, música e conto, e o objetivo é a conscientização para a erradicação do trabalho infantil, que é uma das causas da repetência e da evasão escolar", disse Andrea Herculano, coord. municipal do PETECA. No dia 12 de junho, dia em que se celebra o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a estudante será uma das homenageadas em solenidade que acontecerá na Assembleia Legislativa do Ceará. O professor da aluna e a escola também serão homenageadas.

"Muito mais que uma campanha do Selo UNICEF, esse é um assunto que deve ser abraçado por toda a nossa sociedade. Daí a importância dessa conscientização, que deve ser abraçada por toda a sociedade", finaliza Danyella.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#IPTU Há 2 dia(s)

Boletos do IPTU 2024 começam a ser entregues neste mês de maio

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento (Se [...]

#Saúde Há 2 dia(s)

Caucaia realiza II Conferência Municipal da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde

Na oportunidade, também, foi realizada a eleição de 24 dos delegados e delegadas, que representarão Caucaia na etapa regional e posteriormente, estadual

#BENEFÍCIO Há 3 dia(s)

Instituições de Caucaia começam a receber os alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Nesta quinta-feira, dia 23, as instituições cadastradas no Programa de Aquisição de Alim [...]

#BENEFÍCIO Há 3 dia(s)

Prefeitura de Caucaia divulga nova etapa de credenciamento para famílias interessadas no serviço Família Acolhedora

Lançado em 2021, o serviço Família Acolhedora tem o objetivo de fazer a ponte entre famí [...]

#BENEFÍCIO Há 4 dia(s)

Prefeitura de Caucaia e Defensoria Pública do Ceará assinam Termo de Cooperação sobre regularização fundiária

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira [...]

#BENEFÍCIO Há 4 dia(s)

Caucaia lança Programa de Aquisição de Alimentos Indígena, beneficiando povos tradicionais e quilombolas do município

Na manhã desta terça-feira (21), os 49 agricultores que irão participar do Programa de A [...]

#SINE Há 6 dia(s)

89 vagas de emprego no SINE Municipal, incluindo oportunidades para pessoas com deficiênciência

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE) Municipal, anunc [...]

#Infraestrutura Há 6 dia(s)

Prefeitura de Caucaia avança na regularização dos CEPs, beneficiando milhares de moradores e empreendedores

A Prefeitura de Caucaia, através das Secretarias de Planejamento Urbano e Ambiental (SEP [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5