NOTÍCIAS

01-JUN-2023

Secretaria de Finanças de Caucaia realiza reunião sobre modernização fiscal para contabilistas do município

#Transparência POR ASCOM 01 DE JUNHO DE 2023

Na manhã desta quinta-feira (01), a Secretaria de Finanças de Caucaia (SEFIN), realizou uma reunião junto a contabilistas, contadores de nível superior e técnico, que atendem empresas no município, a fim de apresentar uma série de iniciativas do órgão, com vistas a modernizar os procedimentos relativos ao recolhimento de impostos municipais. Conduzida pelo secretário de Governo, Alexandre Cialdini, algumas das inovações apresentadas foram um novo convênio para atualização e confronto de dados junto à Receita Federal, novos fluxos de pagamento de tributos e o pagamento simplificado de impostos via pix.

Mas, para Alexandre Cialdini, o objetivo primordial do encontro foi mesmo estreitar os laços de parceria junto à comunidade de contabilistas que atuam no município. "O objetivo da reunião de hoje vai ao encontro de uma orientação técnica do prefeito Vitor Valim, ou seja, nós precisamos fazer com que o fisco se aproximem dos contribuintes, e isso demanda que ampliemos o grau de relacionamento com os contadores e técnicos em contabilidade, que são as nossas portas de entrada junto às empresas", disse. Com isso, a gestão municipal espera aumentar o percentual de arrecadação.

Modernização e transparência também foram pauta da reunião, já que foram apresentadas aos profissionais novidades para a área fiscal. "O que nós estamos apresentando para o caucaiense é dizer que, hoje ele tem a forma mais fácil de pagar o tributo. E isso pode acontecer através do aplicativo que tem no celular dele chamado PIX. Essa foi a principal metodologia apresentada, fazendo com que qualquer cidadão possa ter acesso ao pagamento do IPTU, do ISS, entre outros", ressaltou.

É uma das prioridades da gestão municipal a modernização dos procedimentos em todos os âmbitos da municipalidade. O novo portal do município, com ferramentas modernas de transparência e atualização, iniciativas na área de controladoria, como a adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, as novas estratégias de arrecadação, entre outras. Para os contabilistas que atuam no município, as novidades melhoram o dia a dia do exercício da função.

"Este encontro foi muito importante, pois envolveu profissionais da contabilidade de Caucaia e Região Metropolitana, e isso fortaleceu pois houve essa interatividade, e esse apoio de ouvir os profissionais. A fala do secretário abordou diversas atualizações que vão ser implementadas em relação à questão do controle, da arrecadação, os fluxos de cada tributo, o convênio com a receita federal, e a implantação de pagamentos via pix, que vai facilitar e muito e melhorar a arrecadação", disse Zacarias dos Santos, contador.

Saiba mais

Atualmente, o Programa de Recuperação de Créditos Tributários (ou não), REFIS 2023, está em andamento, conduzido pela SEFIN. Através dele, o contribuinte pode promover a regularização de créditos tributários vencidos até 31 de dezembro de 2022 com a redução de multas e juros.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5