NOTÍCIAS

27-MAI-2023

Prefeitura de Caucaia realiza capacitação de novas merendeiras

#Educação 27 DE MAIO DE 2023
Uma alimentação nutritiva faz total diferença na hora do processo de aprendizado das crianças da rede municipal. Aluno que se alimenta bem aprende muito mais. Por isso, a Prefeitura de Caucaia promoveu uma capacitação profissional das novas merendeiras que farão parte da rede municipal de ensino de Caucaia. O curso prático sobre boas práticas alimentares aconteceu nesta sexta-feira (26), no Banco de Alimentos, e reuniu 70 merendeiras nos turnos da manhã e tarde.

A capacitação, ministrada por profissionais da nutrição e da gastronomia, teve início na última quarta-feira (24), no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), e contou com aulas sobre fluxo ideal da cozinha e todos os passos que os alimentos precisam percorrer para que haja um preparo de refeição saudável. O curso de boas práticas alimentares é uma iniciativa da SME em parceria com o Projeto Prosperar, maior programa de capacitação profissional do município.

O encerramento do curso aconteceu com uma aula prática na qual as merendeiras aprenderam o passo a passo de como fazer um cuscuz paulista de frango com ovo. A tem alto valor nutricional e pode ser adaptada para o cardápio das escolas municipais.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SME), Samara Barroso, reforçou que o curso vai fazer total diferença na qualidade da alimentação das crianças.  "As merendeiras aprenderam muito sobre as boas práticas de preparo dos alimentos e se sentiram muito mais seguras e capacitadas para a rotina de merenda escolar. Elas aprenderam todo o passo a passo que deve ser feito antes mesmo de entrar na cozinha.  As merendeiras agora sabem qual a maneira certa de se vestir, como se portar em uma cozinha, como receber, manusear e higienizar um alimento. Além de tudo isso, aprenderam, principalmente, a como preparar de forma segura o alimento para as crianças", frisou a profissional. 

A coordenadora de gastronomia do Projeto Prosperar, Diana Dantas, ministra diversos cursos práticos na área de culinária e foi a responsável pela capacitação prática da nova turma de merendeiras. "Elas passaram por muita capacitação teórica muito importante e encerram o curso com a parte prática. As novas merendeiras aprenderam a como fazer um cuscuz paulista de frango, um prato muito gostoso e nutritivo que pode ser adaptado e servido na merenda dos estudantes", reforçou Diana. 

Carla Sousa participou do curso e estava empolgada para iniciar o trabalho de merendeira. "Foi muito importante fazer parte dessa capacitação pois a gente aprende cada vez mais e pode usar tudo isso no nosso dia a dia. E assim a gente faz um trabalho melhor e pode facilitar a vida dessas crianças que muitas vezes nem tem o que comer em casa. Então, é muito importante se capacitar para poder oferecer o melhor para elas", ressaltou Carla.

As refeições que são fazem parte dos cardápios da merenda escolar foram pensadas e elaboradas pelas nutricionistas da SME e pela coordenadora de gastronomia do Projeto Prosperar, Diana Dantas.

Capacitação merendeiras

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Caucaia promoveu o primeiro curso teórico sobre boas práticas na alimentação escolar de Caucaia para as merendeiras efetivas. Na ocasião, o prefeito Vitor Valim compareceu na cerimônia de entrega de certificados.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Prefeitura de Caucaia promove aulas de educação ambiental para escolas do município

Abrigando diferentes tipos de biomas, como serra, sertão e litoral, Caucaia conta com gr [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

Caucaia registra mais de 160 mil atendimentos dos postos de saúde nos três primeiros meses do ano

Atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional; cuidados com o hipe [...]

#Emprego Há 2 dia(s)

Programa da Prefeitura de Caucaia segue como cursos gratuitos e transformando vidas

"Eu sempre quis abrir um pequeno negócio, agora já posso", disse a aposentada Giscelia C [...]

#Emprego Há 3 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 147 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 147 vagas de em [...]

#desenvolvimentorural Há 4 dia(s)

Prefeitura de Caucaia promove curso de aproveitamento de banana

Em um esforço contínuo para promover a educação e a sustentabilidade, além de formação p [...]

#desnevolvimnetorural Há 4 dia(s)

Criadores de Caucaia têm até 30 de abril para realizar a imunização do rebanho

Começou nesta segunda-feira (15) e irá até o próximo dia 30 a Campanha de Vacinação cont [...]

#MeioAmbiente Há 4 dia(s)

UPA dos animais atende em média 1000 cães e gatos por mês, em Caucaia

Oferecer serviços de saúde gratuitos para cachorros e gatos é mais do que um gesto de co [...]

#Saúde Há 4 dia(s)

Caucaia registra mais de 160 mil atendimentos dos postos de saúde nos três primeiros meses do ano

Para ter acesso aos serviços, basta procurar a unidade mais próxima à residência, para fazer um cadastro e iniciar o processo de atendimento

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5