NOTÍCIAS

21-MAR-2023

Povos e comunidades tradicionais são celebradas no I Seminário "Cultura, Representatividade e Resistência Étnico-Racial

#DesenvolvimentoSocial POR ASCOM 21 DE MARÇO DE 2023

A manhã desta terça-feira (21) começou com uma grande festa para os participantes do I Seminário Cultura, Representatividade e Resistência Étnico-Racial no Brasil. O evento, realizado pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), reuniu representantes das duas etnias indígenas do município, Tapebas e Anacé, além de remanescentes de quilombolas e comunidades do campo no Parque Botânico do Ceará.

O objetivo do evento, realizado no Dia de Luta Contra a Discriminação Racial e também no Dia Nacional das Tradições Africanas foi trazer uma rica e aprofundada discussão sobre temas relevantes para a sociedade como um todo e sobretudo para esses povos originários. O Seminário contou com uma palestra de Zelma Madeira, Secretária Estadual de Igualdade Racial. "Eu fiquei muito feliz e honrada em ser convidada para este seminário, que de uma maneira ou de outra fala de um tema tão desprezado pela sociedade brasileira, que é a questão racial, e compreender como o racismo está presente nas dinâmicas sociais e o que a gente pode fazer para mudar essa realidade", disse Zelma.

Entre os representantes dos povos originários que participaram do evento, estiveram presentes Marcelo Anacé, liderança indígena Anacé na grande aldeia Cauípe, Cristina Quilombola, liderança e coordenadora nacional da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Jose Eudo da Silva - representante da população cigana e Raimunda Rodrigues Teixeira - Pajé Tapeba.

Para Natécia Campos, secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, foi uma manhã de debates ricos e de aprendizado a todos os participantes. "As pessoas vão sair totalmente mudadas hoje daqui. Hoje, 21 de março, é um dia que se combate à discriminação racial, e o nosso município tem várias etnias. Tem quilombolas, indígenas, ciganos, então é mais do que justo comemorarmos trazendo esse importante evento para o município", disse.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5