NOTÍCIAS

21-MAR-2023

Prefeitura de Caucaia empossa Conselho Municipal de Política Cultural 2022/2024

#Cultura POR ASCOM 21 DE MARÇO DE 2023

A promoção da Cultura é uma dos compromissos da nova gestão municipal de Caucaia. Para fortalecer e promover políticas públicas culturais no município, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setcult), realizou, na última segunda-feira (20), no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), na Tabuba, a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Caucaia (CMPC), 24 representantes do poder público e 24 representantes da sociedade civil.

Na ocasião, estavam presentes a secretária da Setcult, Lívia Holanda; secretário executivo da Setcult, Cícero Góes; o chefe de gabinete, Francisco Caminha; o secretário de Educação Sérgio Kobayashi; a mestre de tradições juninas, Maria José; a mestre de Cultura indígena, Pajé Raimunda; mestre de cultura e musicista do choro, Macaúba do Bandolim; os novos empossados do CMPC e fazedores da cultura de Caucaia.

Durante a cerimônia de posse, a secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Lívia Holanda, mostrou algumas das ações que foram implantadas e retomadas para fortalecer o segmento de Cultura no município. Na ocasião, a secretária frisou que a Secult está aberta para o diálogo com os conselheiros e a população de Caucaia para construir uma nova etapa da Cultura na cidade. De acordo com Lívia, o objetivo do CMPC é fortalecer o movimento cultural em Caucaia, sendo mais um dos componentes que integram o Sistema Municipal de Cultura.

O Conselho terá finalidade de formular, planejar, promover, difundir e colaborar com a gestão democrática das políticas públicas da cultura em Caucaia, prevista na Lei e nas Leis do Fundo e do Sistema Municipal de Cultura. "Podemos dizer que esse foi o primeiro passo para restabelecer o funcionamento do sistema municipal de cultura. Vamos dar sequência com a construção do nosso calendário de eventos culturais, realizar as oitivas e o processo para recebermos recursos financeiros das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, bem como ampliar o canal de escuta e participação da sociedade civil e dos agentes da cultura nas políticas públicas desenvolvidas pela Setcult Caucaia. Reafirmo nosso compromisso para que possamos avançar na construção de novas políticas públicas para o município", destacou a secretária.

A artesã Beatriz Guedes foi empossada como conselheira do segmento artesanato e conta que ficou muito feliz em fazer parte desse novo momento para a Cultura em Caucaia. "Acredito que estamos em uma etapa e que esse Conselho veio para fortalecer as políticas públicas culturais de Caucaia. Espero que a gente, sociedade civil, possa efetivamente contribuir com a construção no nosso municipio. Pela primeira vez tivemos uma eleição pela plataforma do Mapa Cultura e os agentes culturais puderam concorrer. Isso já é um grande avanço. Estou muito feliz com esse novo momento. A expectativa é de construir um novo tempo para a Cultura local e proporcionar e valorizar os artesãos e artesãs da nossa terra. Queremos ter uma identidade para o artesanato caucaiense e precisamos fortalecer a cadeia produtiva do artesanato junto com o Turismo. E isso vai ser possível com o novo diálogo que está se abrindo com a nova gestão da Secult e com o novo Conselho", reforça Beatriz.

Conselho

O CMPC é um órgão integrante do Sistema Municipal da Cultura de Caucaia (Setcult), com a finalidade de promover a gestão participativa da Cultura do municipio.

Processo de constituição e eleição do CPMC

O processo de constituição e eleição do conselho se deu através da escuta por parte da Secretaria de Turismo e Cultura, juntamente aos fazedores da cultura de Caucaia, por meio de reuniões remotas na época do pico de Covid-19, e depois por reuniões presenciais e híbridas, realizadas a partir da sede da Setcult. O processo de eleição dos conselheiros da sociedade civil se deu através de chamamentos públicos, realizados na plataforma do Mapa Cultural de Caucaia, com ampla divulgação, para ampliar o alcance e participação de todos os segmentos e atores envolvidos no processo de reestruturação do Conselho Municipal de Política Cultural de Caucaia e retomada do Sistema Municipal de Cultura.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5