CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Empreendedorismo 11/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Caucaia sai na frente e investe em empreendedorismo de inovação

O auditório do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) abrigou, nesta quinta-feira (07), a primeira reunião de alinhamento para o lançamento do Hub Caucaia Valley. A iniciativa da Prefeitura de Caucaia visa fomentar e dar consultoria para empreendedores com ideias inovadoras, voltada para a área de digital e tecnologia.

Estiveram presentes, além da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Natécia Campos, a secretária executiva de Trabalho, Izabel Calado, o secretário executivo de Planejamento Urbano e Ambiental (SEPLAM) , David Pizol, representantes da secretaria de Turismo, e profissionais do IEL, parceiro da prefeitura neste projeto.

"Desde que foi iniciada a gestão do prefeito Vitor Valim, a secretaria de Trabalho foi transformada em um outro ambiente. Não somos mais apenas aquele local que operacionaliza as vagas em rede com o SINE. Hoje nós oferecemos oficinas, realizamos consultorias, capacitações variadas, unidas a linhas de crédito para micro e pequenos empreendedores, e agora damos mais um passo. O Hub Caucaia Valley vem a reboque de uma certeza: o caucaiense pode ainda mais", disse Natécia Campos, titular da SDST.

Um parceiro importante na implementação desse novo modelo de acompanhamento profissional no município é o IEL. O órgão foi convidado para prestar consultoria aos micro e pequenos empresários que quiserem submeter suas ideias ao Hub, e assim ter acesso ao acompanhamento especializado. "O IEL foi contratado para, junto com o CATEQ, implementar o ambiente de inovação do município de Caucaia, que é uma tendência mundial, mas que está sempre vinculada à iniciativa privada. A Prefeitura de Caucaia sai na frente porque, no estado do Ceará, é uma iniciativa pioneira", disse Fábio Braga, especialista em inovação do IEL/Ceará.

Atualmente, a SDST segue em fase de implementação do projeto. Uma das frentes de trabalho é o desenvolvimento de um projeto de lei específico, que vai instituir a Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Caucaia. "Esse é mais um legado que vamos iniciar, promovendo a inclusão tecnológica e social, o bem-estar e a cidadania, além da cultura da inovação no nosso município", finaliza Natércia Campos.

#Empreendedorismo 06/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Oportunidade: Caucaia Empreendedora promove mais cursos de capacitação
#Empreendedorismo 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Empresários caucaienses são primeiros beneficiados com capacitação em nova plataforma de vendas online

As vendas online têm se tornado um verdadeiro impulsionador para micro e pequenos empreendedores no Brasil e no mundo. Este fenômeno é muito mais do que uma simples tendência; é uma estratégia vital para o sucesso dos negócios nos dias de hoje.

A fim de garantir que os empresários locais tenham destaque também neste campo, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) realizou, nesta terça-feira (12), mais um evento para empreendedores do município. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro teve foco na apresentação de uma nova plataforma de vendas on-line, além de técnicas e procedimentos de marketing alinhados a esse tipo de varejo, e aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Caucaia.

Estiveram presentes a consultora do Sebrae, Vanessa Teixeira e Paulo Henrique Teles, Gerente de Projetos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado. Natécia Campos, Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho e Izabel Calado, secretária executiva de Desenvolvimento Social e Trabalho, também estiveram presentes, além de 45 empresários caucaienses, entre elas Eliete Farias, gerente de loja na área de material de construção. "Eu achei super válido, muito. Disse que sempre que tiver um evento como esse, que me chamem! Os clientes estão cada vez mais exigentes e a gente sabe que tem muita concorrência, né? Aprendemos mais sobre marketing e agora a gente vai estudar o que aprendeu para ver o que podemos implementar na nossa loja, e se aperfeiçoar cada vez mais!".

"Caucaia é a primeira cidade do estado contemplada com essa capacitação presencial sobre essa nova plataforma, e vai funcionar como um case junto à SDE e ao Sebrae. A partir das experiências e resultados obtidos aqui, essa plataforma vai abranger novos municípios. Vale lembrar que temos nos destacado entre os municípios com o maior número de abertura de novas empresas", finaliza Izabel Calado, secretária executiva de Desenvolvimento Social e Trabalho.

#Empreendedorismo 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS, PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Caucaia foi o 2º município que mais abriu empresas em julho deste ano

Mais uma boa notícia para a economia de Caucaia. Em julho deste ano, o município registrou a abertura de 349 empresas, assumindo a segunda posição no ranking de municípios cearenses que mais formalizaram novos negócios no período. A cidade ficou atrás apenas de Fortaleza, onde foram criados 4.313 empreendimentos. Os dados fazem parte de um levantamento mensal realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC).

O resultado conquistado por Caucaia é fruto do trabalho de desburocratização e simplificação que vem sendo desenvolvido pela gestão do prefeito Vítor Valim. Várias medidas estão sendo implementadas para facilitar a vida dos empreendedores, criando condições para uma melhoria do ambiente de negócios na região. "Estamos comprometidos em fortalecer a economia de nossa cidade, gerando oportunidades concretas de emprego e renda para a população", disse o mandatário.

Um exemplo disso foi o lançamento, no início deste mês, do programa Empresa Mais Simples, por meio do qual os cidadãos caucaienses podem abrir uma empresa em até cinco minutos, sem burocracia e sem custos. A iniciativa descomplica a constituição, o licenciamento e a legalização de empresas de baixo risco - aquelas que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano.

A presidente da JUCEC, Carolina Monteiro, disse que as ações da autarquia estadual para agilizar o processo de formalização de empresas no estado têm contribuído para esses números positivos. "Esperamos que os municípios possam seguir estimulando o desenvolvimento econômico, a exemplo de Caucaia, que conquistou a segunda posição no ranking de empresas abertas, e continua buscando melhorias a partir da adesão do Empresa Mais Simples neste mês."

Em Caucaia, dos 349 novos negócios criados em julho, 218 foram abertos no setor de serviços, 96 no comércio e 35 na indústria. Atualmente, o município conta com 30.689 empresas ativas. No primeiro semestre deste ano, foram constituídas 2.037.

Ranking dos dez municípios que mais abriram empresas em julho

1) Fortaleza - 4.313

2) Caucaia - 349

3) Juazeiro do Norte - 302

4) Maracanaú - 237

5) Sobral - 227

6) Eusébio - 149

7) Crato - 118

8) Itapipoca - 88

9) Itaitinga - 81 / Horizonte - 81

10) Tianguá - 77

#Empreendedorismo 08/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS, PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Empreendedores de Caucaia passam a contar com programa que possibilita a abertura de empresas em até 5 minutos

A Prefeitura de Caucaia lançou, na tarde desta segunda-feira (7), no auditório da Câmara Municipal, o programa Empresa Mais Simples. Coordenado pela Junta Comercial do Ceará (Jucec), a iniciativa visa facilitar a vida dos empreendedores da região, que poderão formalizar um negócio em até cinco minutos, sem burocracia e sem custos. O evento contou com a presença do prefeito Vitor Valim, da presidente da Jucec, Carolina Monteiro, e de várias outras autoridades.

O prefeito Vítor Valim ressaltou a importância do Empresa Mais Simples para o desenvolvimento econômico do município. "O cidadão caucaiense vai poder, em cinco minutos, abrir a sua empresa, fomentando cada vez mais o emprego e a renda na nossa cidade. Que outros prefeitos possam aderir a esse programa, que só traz benefícios para os municípios. É toda uma ação envolvendo várias secretarias. Antigamente, o cidadão ficava naquela burocracia, e, agora, com essa simplificação, essa parceria com a Junta Comercial, ele vai poder abrir a sua empresa sem taxas e com muita celeridade".

Carolina Monteiro celebrou o fato de Caucaia ser o terceiro município cearense a aderir ao programa do Governo do Estado. Ela elogiou a gestão municipal por buscar melhorar o ambiente de negócios local. "A gente tem a oportunidade, neste sistema, de planejar urbanisticamente o município, de fazer com que as pessoas possam empreender de forma criativa. Além disso, o município vai poder fiscalizar com mais segurança jurídica. E assim o município cresce e se desenvolve", afirmou, complementando que a nova plataforma vai atrair mais investimentos para Caucaia.

O secretário municipal de Finanças, Alexandre Cialdini, falou sobre o trabalho de cooperação realizado entre as secretarias de Saúde, Planejamento e Finanças e o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, que propiciou a efetiva integração do município ao Empresa Mais Simples. Ele acrescentou que a iniciativa facilitará a constituição de empresas de baixo risco (que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano). "Vamos possibilitar que 215 atividades econômicas possam adentrar no programa. Isso é um avanço extremamente significativo. Vamos avançar para que, posteriormente, empresas de médio e alto risco também tenham esse processo de desburocratização".

O secretário de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia, Diego Pinheiro, também comemorou a implementação da plataforma no município. "Esse é um programa muito promissor. É uma grata satisfação ter feito parte dessa parceria. Desejo que [essa iniciativa] desburocratize a vida do caucaiense".

O evento contou ainda com falas do secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, George Dantas; da articuladora de Políticas Públicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Wilma Almeida; do presidente da Câmara Municipal, Davi Menezes; e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caucaia, Ricardo Medeiros. Eles destacaram que o programa estimula o empreendedorismo e gera impactos positivos à economia local. Também estiveram presentes secretários da gestão municipal, vereadores de Caucaia, secretários de Finanças da Região Metropolitana de Fortaleza, além de representantes da Secretaria da Fazenda, da Ordem dos Advogados (OAB-CE), do Conselho Regional de Contabilidade (CRCCE), do Conselho Regional de Economia (Corecon-CE) e da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio-CE).

Mais sobre o Empresa Mais Simples

O Empresa Mais Simples é um programa de formalização de novos negócios, que possibilita simplificação, agilidade, acessibilidade e desoneração da abertura de empresas de baixo risco - aquelas que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano. Por meio da iniciativa, agora é possível abrir uma empresa no Ceará em até cinco minutos.

Com a adesão de todos os órgãos tributários e de licenciamento, estaduais e municipais, o processo completo de abertura e licenciamento de empresas de baixo risco passa a ocorrer de forma automática, com compartilhamento de dados entre os órgãos participantes, de forma ágil e segura, por meio do Portal de Serviços da Jucec.

Na plataforma, estão contemplados o registro mercantil da Junta Comercial; as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Finanças; os alvarás de funcionamento da Prefeitura; os licenciamentos ambientais e sanitários das Secretarias de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, assim como o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.

#Empreendedorismo 27/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Caucaia Empreendedora forma novos profissionais na área da alimentação

"O aprendizado é muito importante, é um tempo valioso que vai te trazer maturidade, e vai acrescentar bastante lá na frente". Esse é o relato de Antonio Claudemir, um dos 9 pizzaiolos formados pela Caucaia Empreendedora que, nesta quarta-feira, 26. Além deles, 13 salgadeiros também concluíram a formação que deu autonomia de atuação aos profissionais, de acordo com Verônica Barreto: "Eu sempre tive o desejo de aprender algo que pudesse me ajudar financeiramente. Então, quando eu vi o curso de Salgadeiro, eu vi a oportunidade de aprender e me tornar uma empreendedora", revela.

Muito mais que a reprodução de receitas, o curso, oferecido pelo Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, inicia com aulas de boas práticas na manipulação de alimentos, fermentação, operação de fornos industriais, entre outros tópicos. Para Fernando Deodoro, gerente de empreendedorismo do CATEQ, a formação é pensada para a rápida inserção dos participantes no mercado de trabalho: "Seja para buscar uma vaga junto ao setor de serviços, seja para empreender e iniciar um negócio próprio, os participantes destes cursos saem com uma bagagem robusta de conhecimento, além de poderem sempre contar com o CATEQ, caso em qualquer um destes dois caminhos que possam querer trilhar", reforça.

Também esteve presente no evento Cláudia Mara, representando a diretoria do SENAI, parceiro da Prefeitura de Caucaia: "O SENAI ele tem um papel fundamental na sociedade, de qualificar pessoas para o Mercado de Trabalho. E Caucaia é importante para o cenário cearense, por isso é tão importante essa parceria. Pessoas que realmente evoluem, se destacam e que conseguem um local no mercado de trabalho apó um curso como esse, então isso é impagável", disse.

O CATEQ está com inscrições abertas para duas novas formações do Caucaia Empreendedora. São elas: operador de computador e instalador e reparador de fibras óticas. Para se inscrever, basta procurar o Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), na rua 15 de novembro, 1478 - no Centro, das 08h às 16h. Para mais informações, o telefone para contato é o (85) 9 9119 2989.

Capacitação

Desde novembro de 2021, Caucaia vem investindo fortemente em capacitação profissional gratuita, dando oportunidade para que os caucaienses possam empreender, com o suporte técnico necessário para a garantia do sucesso destes empreendimentos.

Prova disso é o Caucaia Empreendedora, que já formou 650 caucaienses. Além do Prosperar, maior projeto de capacitação profissional do município, que oferece 57 cursos gratuitos com o objetivo de capacitar e fortalecer o empreendedorismo da comunidade local. Os cursos são oferecidos na modalidade presencial, EAD e híbrido.

#Empreendedorismo 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Mais de 50 empreendedores expuseram seus produtos na Feira de Empreendedores - Edição Dia dos Namorados

Investir nos empreendedores locais é um dos focos de trabalho do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). E uma das estratégias do órgão é a promoção das Feiras dos Empreendedores. Nesta última sexta-feira (09), aconteceu a quinta edição do evento, com o tema "Dia dos Namorados".

"Foram 56 expositores, das mais variadas correntes comerciais. Artesanato, comercialização de produtos, serviços, agricultura familiar, alimentos, enfim. Para eles, é uma oportunidade não apenas de novas vendas, mas também de expandir o alcance de seus negócios e conquistar novos clientes", disse Fernando Deodoro, gerente de empreendedorismo do CATEQ.

É a visão da artesã Chirlene Gadelha, artesã. Ela revela que começou na área de beneficiamento de feltro na pandemia, após ficar desempregada. O hobby foi ficando sério, e hoje é sua principal fonte de renda. "A primeira vez que ouvi falar da Feira de Empreendedores foi através do instagram da Prefeitura. Foi quando eu procurei saber para participar. Também já fiz cursos pelo órgão, um conteúdo bem atual. Hoje me sinto mais segura. Uma iniciativa como essa serve para que nós empreendedores e artesãos possamos fazer propaganda do nosso negócio e sermos mais vistos", pontua.

Essa já é a quinta edição da Feira de Empreendedores. A primeira que aconteceu na Jurema. Cerca de 100 metros da Avenida Dom Almeida Lustosa foi interditado a fim de receber não apenas os stands, mas também um palco para apresentações artísticas. Quem foi, aprovou a iniciativa. "Um evento como esse é muito válido, pois todo pequeno empreendedor precisa de apoio. Criando oportunidades como essa, a Prefeitura beneficia esse público, e todo o município", ressalta.

Saiba mais

A Prefeitura de Caucaia tem fortalecido a capacitação de empreendedores com apoio do Projeto Prosperar, maior projeto de capacitação profissional do município, e do Programa Caucaia Empreendedora. Quer saber mais? Visite o CATEQ. Ele fica na rua 15 de novembro, 1478, centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste). O atendimento acontece das 08h às 16h. Para mais informações, basta ligar para o número (85) 9 9119 2989.

#Empreendedorismo 30/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura de Caucaia promove novo curso de Corte e Costura

A gestão municipal tem proporcionado muitos incentivos ao empreendedorismo profissionalização dos caucaienses. Prova disso é o Projeto Prosperar, o maior programa de capacitação profissional do município, que tem formado centenas de pessoas em várias áreas. Na área de Corte e costura, por exemplo, em menos de um ano do lançamento do projeto, mais de 75 mulheres passaram pelo curso e estão aptas para empreender e trabalhar nesse segmento. Nesta quarta-feira (29), foi iniciada a quinta turma de Corte e Costura avançado que conta com 15 alunas. O curso encerrará em junho deste ano.

A professora Rosa Abigail fez um balanço sobre o projeto Prosperar e ressaltou a importância dos cursos para a comunidade. "O Projeto Prosperar permite que essas alunas trabalhem em casa ou entrem no mercado de trabalho de forma mais qualificada. A formação que elas recebem é de alta qualidade e isso é inédito. Não é todo local que se tem um curso de qualidade totalmente gratuito como esse. No caso do curso de Corte e costura são quatro módulos que permitem maior desenvoltura para as alunas. Algumas alunas começaram do zero e é muito prazeroso ver o processo de desenvolvimento delas. A gente percebe a satisfação das alunas. Elas aprendem e podem praticar tudo no maquinário que é de excelente qualidade. Além disso, depois do curso, elas saem mais seguras e começam a fazer modinha, roupa íntima, bolsa, bonecas para vender", professora Rosa Abigail.

A aluna Eulene Almeida disse que estava muito empolgada com o curso e que era uma chance de garantir um trabalho e uma renda. "Eu estava desempregada e estava procurando vaga do SINE Caucaia. chegando lá vi que tinham muitas vagas para costureira e me interessei pela área. Fiquei sabendo que a Prefeitura ia abrir esse curso e me inscrevi. Eu pesquisei sobre quanto custaria fazer esse mesmo curso na iniciativa privada e vi que era muito caro. Fiquei feliz por ter o mesmo curso de graça e estou muito feliz de aprender esse novo trabalho", reforçou Eulene.

O curso básico de Corte e Costura oferece 160 horas/ aula e maquinário de primeira linha onde as alunas produzem peças exclusivas. Além disso, a plataforma do Projeto Prosperar (https://ead.eadcedepam.com.br/) promove cursos de empreendedorismo na modalidade Ensino à distância (EAD).

Saiba mais

O Projeto foi lançado em julho de 2022 e tem oferecido 57 formações distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação. No total, são mais de 20 mil vagas.

O Projeto Prosperar é realizado por meio do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O programa é financiado pelo contrato de empréstimo celebrado entre a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o município.

#Empreendedorismo 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Empreendedores de Caucaia expõe produtos durante Feira de Negócios, edição do Dia das Mães

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), promoveu nos dias 12 e 13 de maio, na Praça da Matriz, mais uma edição da Feira de Negócios. O evento, que teve como tema "Mãe merece o melhor", foi desenvolvido para exaltar o trabalho dos 60 microempreendedores que participaram das atividades do Projeto Prosperar, o maior programa de capacitação profissional do município de Caucaia.

A abertura da feira contou com a presença da primeira dama de Caucaia, Juliana Valim; da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Natécia Campos; da subsecretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Izabel Calado, dos representantes da equipe do CATEQ e dos empreendedores que participaram dos cursos do Projeto Prosperar.

De acordo com a secretária da SDST, Natécia Campos, a feira é uma ótima oportunidade para fortalecer o mercado empreendedor do município. "A iniciativa de capacitar mais de 10 mil pessoas é uma grande oportunidade para o município. Com a ajuda do SDST e do CATEQ, nosso povo tem condição de desenvolver a veia empreendedora com qualidade", pontuou Natécia.

A primeira-dama, Juliana Valim, destacou que estava muito feliz de participar da Feira na edição do Dia das Mães e reforçou o quão importante é para a família ter o apoio da gestão no empreendedorismo. "Estou muito feliz por estar aqui hoje e presenciar o esforço que essas mães tiveram para poder empreender e levar o pão de cada dia para a casa. Os produtos e serviços são de muita qualidade e o atendimento excelente. Isso tudo é reflexo das formações e capacitações do Projeto Prosperar e das oportunidades que a gestão vem proporcionado", reforçou a primeira.

A empreendedora Izadora Queiroz, que trabalha com produtos de confeitaria, reforçou que a feira é uma ótima chance de fazer bons negócios. "Essa feira é mais uma forma de divulgar meu trabalho com confeitaria. E é aqui que consigo colocar em prática tudo que eu aprendi nos cursos do Prosperar. Eu fiz os cursos de gastronomia, na área de bolo e salgados, e me ajudou muito na hora de fazer uma renda extra", ressaltou Izadora.

A Feira acontece até hoje (13), de 8h às 20h, na Praça da Matriz, e conta com a exposição e vendas de mais de 60 stands, atrações de música ao vivo, espaço kids e também o oferecimento de serviços de abertura de MEI, inscrição para cursos, Cadastro no SINE e informações sobre o microcrédito.

Projeto Prosperar

O Projeto Prosperar é o maior programa de capacitação profissional do município de Caucaia e tem o objetivo de qualificar e profissionalizar mais de 10 mil caucaienses. Desde de julho de 2022, já foram oferecidos gratuitamente mais de 50 cursos, com mais de 250 turmas, totalizando mais de 9.120 horas/aula.

#Empreendedorismo 11/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura de Caucaia promove o evento Semana do MEI

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Trabalho (SDST), em parceria com o SEBRAE e CDL, promove, nos dias 23 a 26 de maio, no CATEQ, o evento Semana do MEI, maior evento de empreendedorismo e negócios para microempreendedor individual do Brasil, com uma programação composta por palestras e oficinas.

Para se inscrever basta preencher o formulário on-line neste link (CLIQUE AQUIhttps://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=cYIpl9cbxUqTW4it3vY2zK75eljgUchGtJ82k86Uer1UQzRQNEZOUEZZUkI3NUVXQlFQQk5URzJTQi4u )

Programação:

Dia 23

08h às 12h: Como encontrar bons fornecedores

13h às 16h30min: Oficina de marketing digital

Dia 24

08h às 12h: Como controlar o fluxo de caixa

13h às 16h30min: Oficina de marketing digital

Dia 25

08h às 12h: Como definir preço de vendas

13h às 16h30min: Como encontrar bons fornecedores

Dia 26

08h às 12h: Como controlar fluxo de caixa

13h às 16h30min: Como planejar meu negócio

CATEQ

O CATEQ é um órgão da Prefeitura de Caucaia que oferece uma série de serviços aos cidadãos, como acesso a cursos e capacitações gratuitas, além de cadastro no portal mais emprego, serviços MEI; seguro desemprego, entre outros. Para mais informações, o telefone para contato é o (85) 9 9119 2989.

Endereço: Rua 15 de novembro, 1478, centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste)

Horário: 08h às 16h

Telefone: (85) 9 9119 2989

#Empreendedorismo 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura de Caucaia abre inscrições para cursos de capacitação na área de pizzaiolo e salgadeiro

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), abre inscrições para novos cursos de capacitação na área de gastronomia. São 20 vagas para o curso de pizzaiolo e 20 vagas para salgadeiro. Os cursos, que têm carga horária de 160 horas/aula, serão ministrados por profissionais do SENAI e acontecerão no período de 29 a 26 de julho, no Banco de Alimentos de Caucaia.

A iniciativa faz parte da Caucaia Empreendedora, um programa de incentivo para o desenvolvimento de capacitação e empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas no Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), que fica na rua de 15 de novembro, 1478, no Centro de Caucaia.

Programa Caucaia Empreendedora

Em 2022, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), lançou o Programa Caucaia Empreendedora. A iniciativa oferece cursos profissionalizantes em áreas estratégicas do mercado de trabalho, uma jornada de conhecimento dividida em três etapas: aulas teóricas e práticas; noções de empreendedorismo e mercado de trabalho e acesso a uma linha de crédito, para investir nos novos negócios a partir dos conhecimentos adquiridos durante o curso. A iniciativa é realizada em parceria com o SENAC, FECOMÉRCIO e o programa Ceará Credi, do Governo do Estado.

CATEQ

O CATEQ é um órgão da Prefeitura de Caucaia que oferece uma série de serviços aos cidadãos, como acesso a cursos e capacitações gratuitas, além de cadastro no portal mais emprego, serviços MEI; seguro desemprego, entre outros. Para mais informações, o telefone para contato é o (85) 9 9119 2989.

Serviço:

Inscrições para cursos do Programa Caucaia Empreendedora / CATEQ

Documentação:

RG, CPF, Certificado do Ensino Médio ou Fundamental (caso não tenha pode assinar uma autodeclaração), comprovante de endereço e e-mail.

Endereço: Rua 15 de novembro, 1478, centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste)

Horário: 08h às 16h

Telefone: (85) 9 9119 2989

#Empreendedorismo 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA Prefeitura de Caucaia abre inscrições para curso gratuito de garçom e garçonete

O serviço de garçom e garçonete é bastante solicitado no trade turístico de Caucaia. Para capacitar e dar oportunidade de emprego para os caucaienses, a Prefeitura de Caucaia, por meio da secretaria de Turismo e Cultura (Setcult), abre inscrições até o dia 03 de março para o curso de serviço de garçom e garçonete. A capacitação é gratuita dura 40h/aula e acontecerá de 06 a 17 de março, das 8h às 12h, no Centro de Apoio ao Turista (CAT), no Cumbuco.

Para se inscrever é só preencher o formulário google abaixo (LINK CLICÁVEL NO FINAL DA MATÉRIA):

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUma0DH9qN_3ZcNU26lcucL7fp_eL8d13_vjd9rDTJKrwXkQ/viewform

Serão disponibilizadas 25 vagas. O curso é indicado para quem nunca trabalhou na área e para garçons que queiram aprimorar seu atendimento em hotéis, pousadas e restaurantes.

A secretária de Turismo e Cultura, Lívia Holanda, que acompanhou a última formação de recepcionista, realizada no início de fevereiro, afirma que a Setcult pretende capacitar diversos setores do trade turístico que englobam o atendimento, recepção, traslados, entre outros. "É super importante esse trabalho de capacitação que a Setcult está desenvolvendo, pois prezamos pelo primeiro contato e atendimento. Esse curso faz parte de um programa que vai capacitar mais de 1000 pessoas em diversos segmentos até o final deste ano", reforçou Lívia.

A Secult informa que em breve mais cursos serão oferecidos para a população e divulgados no site e nas redes sociais da Prefeitura de Caucaia. Entre as próximas capacitações estão os cursos de técnicas de atendimento ao cliente, boas práticas em manipulação de alimentos, técnicas em serviços de bar, entre outros. Para participar, os interessados devem comparecer até o CAT, das 8h às 16h, ou preencher os formulários que serão disponibilizados em cada oferta de curso.

Serviço

Curso serviço de garçom

Período: 06 a 17 de março de 2023

Horário: 08 às 12hs

Local: Centro de Apoio ao Turista (CAT)

Endereço: Avenida dos Coqueiros, 2295 - Cumbuco, Caucaia - Ce

Contato: (85) 3318-1282

25 vagas

Carga horária: 40hs

*A confirmação da inscrição será mediante e-mail após o preenchimento do formulário.

#Empreendedorismo 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL Prefeitura de Caucaia inicia a implantação do sistema Empresa Mais Simples

Para contribuir com a melhoria do ambiente regulatório das empresas em Caucaia, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Seplam) de Caucaia se reuniu, na última quarta-feira (15), com a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) para tratar as estratégias de implementação do sistema Empresa Mais Simples no município.

A reunião contou com a presença do Secretário da Seplam Diego Pinheiro; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet), Salmito Filho; presidente da Junta Comercial do CEará (Jucec), Carolina Monteiro e o consultor de negócios do convênio Empreendedor Digital, Eduardo Jereissati.

Na ocasião foi discutido o projeto do Balcão Único, no qual consiste o sistema Empresa Mais Simples. De acordo com o Secretário Diego, a desburocratização na abertura de empresas é um dos principais interesses do prefeito de Caucaia, Vitor Valim.

De acordo com o secretário da Seplam, Diego Pinheiro, "atualmente, a integração da Prefeitura de Caucaia com a JUCEC ocorre por meio da análise da viabilidade antes da constituição de um CNPJ. Ou seja, no momento da abertura da empresa, por meio da plataforma digital da JUCEC, a SEPLAM realiza a análise da localização do empreendimento para garantir que a sua instalação está adequada à legislação urbana".

O secretário explica que com essa nova fase de integração da Prefeitura com a JUCEC, será possível, para muitas situações, que seja feita a viabilidade locacional automática, além de ser gerado, também de forma automática, a inscrição municipal dessa empresa.

"Para além da simplificação do processo de registro de empresas, as atividades classificadas como baixo risco poderão, ao final do seu processo na própria plataforma da JUCEC, também de modo automático e imediato, obterem a Certidão de Dispensa de licenciamento para funcionamento, em conformidade com a Lei Federal nº 1.3874/2019 (Lei da Liberdade Econômica). Essa iniciativa irá contribuir com a melhoria do ambiente regulatório do Município, o que gera a atração de novos negócios, fomentando a economia local.", reforçou Diego.

#Empreendedorismo 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura de Caucaia oferece consultoria gratuita e individual para empreendedores Em mais uma ação inovadora, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) lança um novo serviço para empreendedores do município.
#Empreendedorismo 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Projeto Prosperar forma mais uma turma de Corte e Costura

A Prefeitura de Caucaia tem investido no incentivo ao empreendedorismo e profissionalização dos seus munícipes por meio do Projeto Prosperar, o maior programa de capacitação profissional do município. E, nesta sexta-feira (13), na Praça Pec, mais duas turmas receberam a certificação de conclusão do curso básico de Corte e Costura. Ao todo, mais de 30 mulheres estão certificadas e capacitadas para empreender e entrar no mercado de trabalho.

A entrega dos certificados aconteceu em dois turnos. No período da manhã, a cerimônia de entrega de certificados contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Natércia Campos, que destacou o quanto era importante o investimento na capacitação profissional do povo de Caucaia.

"As alunas de hoje foram capacitadas tanto para a parte prática do corte e costura como também receberam conhecimento sobre como montar seu próprio negócio. A prefeitura tem tido a sensibilidade de dar oportunidade para as pessoas que estão em vulnerabilidade social e, com o Projeto Prosperar, a realidade de emprego e empreendedorismo em Caucaia vai mudar para melhor", frisou a secretária.

O curso básico de Corte e Costura oferece 160 horas/ aula e maquinário de primeira linha onde as alunas produzem peças exclusivas. Além disso, na plataforma do Projeto Prosperar (https://ead.eadcedepam.com.br/), é possível acessar cursos de empreendedorismo na modalidade Ensino à distância (EAD).

Para a aluna Fátima Xavier, que participou do curso de Corte e costura, o Projeto Prosperar significa a esperança de uma vida melhor. "Foi uma oportunidade excelente pra mim, pois comecei do zero e, agora, tenho como ter uma profissão e posso montar meu próprio negócio e trabalhar até mesmo em casa. Além desse curso de corte e costura, aproveitei a oportunidade para fazer outros cursos na categoria Ensino a Distância (EAD) nas áreas de empreendedorismo, marketing, Cooperativismo e associativismo. Então, eu acho muito importante ter esse suporte da Prefeitura de Caucaia. Tem me ajudado bastante, pois se eu fosse pagar esse curso eu não teria condições financeiras e, com o apoio da gestão atual, nós temos tudo isso de graça", pontuou Fátima.

Inscrições

O Projeto Prosperar começa o ano de 2023 com inscrições abertas para mais de 14 cursos nas áreas de marketing, gestão financeira, AutoCAD, Precificação, Excel, idiomas, entre outros. Os cursos serão oferecidos na categoria Ensino a distância (EAD) e híbrido. E, para se inscrever, basta acessar o site do Projeto Prosperar (https://ead.eadcedepam.com.br/), na aba "inscrições", e preencher o formulário ou ir até a sede do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ).

Documentos necessários:

Comprovante de residência

Registo Geral (RG)

CPF

Saiba mais

O Projeto Prosperar é realizado por meio do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O programa é financiado pelo contrato de empréstimo celebrado entre a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o município.

O Projeto lançado, pelo prefeito Vitor Valim, em julho de 2022, tem oferecido 57 formações distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação. No total, são mais de 20 mil vagas.

#Empreendedorismo 23/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO E TRANSPORTE Prefeitura de Caucaia cadastra ambulantes para o Réveillon 2023

Chegou a hora de receber 2023 em grande estilo e com dinheiro no bolso! A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Patrimônio e transporte, inicia na próxima segunda-feira (26/12) o cadastramento de ambulantes que desejam comercializar alimentos e bebidas durante o Réveillon 2023. O cadastro segue até quinta-feira (29/12), das 8h às 16h, na sede da Secretaria, que fica na Rua Cel. Corrêa, 2214.

Para o cadastro, é necessário apresentar os seguintes documentos: originais e cópias RG,CPF e comprovante de endereço.

Serviço:

Cadastramento de vendedores ambulantes no Reveillon 2023

Data: Até do dia 29 de dezembro

Local: Secretaria de Patrimônio e transporte

Endereço: Rua Cel. Corrêa, 2214.

Documentos necessários: originais e cópias RG,CPF e comprovante de endereço.

#Empreendedorismo 12/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Mais de 50 expositores participam da Feira de negócios - edição Natal
#Empreendedorismo 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Caucaia realiza evento para fomentar o comércio de empreendedores locais Feira acontece no bairro da Jurema
#Empreendedorismo 28/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Cateq promove encontros com formações profissionais para recicladores do município Cateq promove encontros com formações profissionais para recicladores do município
#Empreendedorismo 30/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura de Caucaia realiza a Semana do Empreendedor 2022

Entre as formas que a Prefeitura de Caucaia busca para gerar renda e dinamizar a economia, está o apoio e incentivo ao empreendedorismo. Desde o início da gestão, esta tem sido uma realidade, potencializada com a inauguração do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). Em mais uma ação para atender esse público, crescente em nosso município, o órgão realizará, a partir da próxima quarta-feira (05), a Semana do Empreendedor 2022.

As inscrições já estão abertas, através do formulário que você pode acessar no site do CATEQ, no link: https://cateq.caucaia.ce.gov.br/2022/09/semana-do-empreendedor-2022-inscreva-se.html. Assim, você já terá acesso garantindo à programação, que envolve palestras e oficinas ministradas por diferentes profissionais do mercado, como economistas, advogados, arquitetos, entre outros. Linha de crédito, abertura de empresa e preço de vendas estarão entre os assuntos abordados.

"A programação foi pensada partindo da necessidade dos empreendedores que já frequentam o CATEQ e que também já participaram da semana do MEI. A palestra sobre o INSS, por exemplo, vai ao encontro dessa necessidade. Temos parcerias com órgãos como Banco do Brasil, SEBRAE, Banco do Nordeste e Ceará Cred, Secretarias do Município, por exemplo, além de profissionais de mercado, para informações ricas sobre os temas abordados", Fernando Deodoro, Gestor de Empreendedorismo.

Saiba mais

De acordo com a Secretaria de Finanças de Caucaia (SEFIN), atualmente, o município conta com cerca de 4 mil empreendedores.

Confira a programação completa!

05/10 - Quarta-feira

Manhã e tarde (08 às 16h)

Tema - Linha de crédito, planejamento financeiro e rede de negócios

06/10 - Quinta-feira

Manhã (08h às 11h)

Tema - INSS

Tarde (13h às 16h)

Tema - O processo de abertura de empresa

07/10 - Sexta-feira

Manhã (08h às 11h)

Tema - Embalagens: por que são poderosas ferramentas de marketing

Tarde (13h às 16h)

Tema - Oficina de como definir preço de venda

Assessoria de Comunicação

(85) 3342.4410

ascom@caucaia.ce.gov.br

#Empreendedorismo 29/08/2022 GABINETE DO PREFEITO SINE de Caucaia oferece 77 novas vagas de emprego nesta segunda-feira (29)

O SINE Municipal de Caucaia começa a semana com 77 oportunidades de emprego em diversas áreas. Padeiro, motorista de caminhão, consultor de vendas, gerente administrativo são algumas das vagas. Há oportunidades para pessoas com deficiência. Confira a lista com as 77 vagas clicando aqui.

Além das vagas de emprego, o Sine de Caucaia também oferece outros serviços gratuitos, como o cadastro no portal mais emprego, emissão de certidões do Programa de Microempreendedor Individual (MEI) e solicitação do seguro desemprego.

Para ter acesso às oportunidades, basta comparecer ao CATEQ, na rua 15 de novembro, 1478 - no Centro, entre 08h e 16h.

Documentos necessários

Currículo atualizado, fotos 3X4, além dos documentos básicos como RG, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.

Saiba mais

O Sine de Caucaia está localizado no CATEQ, um órgão da Prefeitura de Caucaia que oferece uma série de serviços aos cidadãos, como acesso a cursos e capacitações gratuitas, além de cadastro no portal mais emprego, serviços MEI, seguro desemprego, entre outros.

SINE CAUCAIA / CATEQ

Endereço: Rua 15 de novembro, 1478, centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste)

Horário: 08h às 16h

Telefone: (85) 9 9119 2989

#Empreendedorismo 19/07/2022 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS E TECNOLOGIA Prefeitura de Caucaia realiza a 1ª edição da Feira de Negócios

Que tal apoiar o empreendedorismo local e de quebra ainda ter a chance de economizar e fazer boas compras, com produtos e serviços a preços populares? É essa a proposta da 1ª edição da Feira de Negócios, organizada pelo Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). O evento acontece nos dias 22 e 23 de julho, de 16h às 22h, na praça da Igreja Matriz de Caucaia.

"A primeira Feira de Negócios de Caucaia é uma iniciativa e pioneira dentro do município que visa apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo programa Caucaia Empreendedora. Onde os expositores fizeram ao longo desse semestre cursos de capacitação técnica, capacitação para gestão e tiveram acesso ao microcrédito. E por isso agora estão com produtos suficientes para vender e apresentar para a população de Caucaia", disse Izabel Calado, Secretária Executiva de Trabalho.

Programação

Na sexta-feira (22), abertura oficial do evento, acontece a entrega dos certificados dos cursos do programa Caucaia Empreendedora, um total de 14 cursos. A programação segue com música ao vivo e a comercialização de serviços e produtos nos dois dias de evento.

Um dos expositores é a Fundação Perpétua Magalhães - FUNPEM, que atende 200 alunos com deficiência e realiza trabalhos artesanais desenvolvidos pelos próprios estudantes a fim de angariar fundos para o órgão. Emilia Soares, coordenadora pedagógica da fundação, está entusiasmada com a oportunidade. "Eu achei uma grande oportunidade da gente divulgar o nosso trabalho e vender os nossos produtos. O CATEQ veio dar uma oportunidade muito grande, pra gente poder expor o que confeccionamos. A gente deseja continuar tendo essa oportunidade", deseja.

"Todos estão convidados a participar dos dois dias de evento, apoiando os empreendedores locais, fazendo a economia circular dentro do município em um espaço voltado para toda a família e com atrações culturais", finaliza Izabel.

#Empreendedorismo 18/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO CATEQ recebe expositores inscritos na Feira de Negócios para treinamento em vendas

O empreendedorismo deve seguir em paralelo com as boas práticas de venda. Afinal, tanto para serviços quanto para produtos, tudo vira uma vitrine para quem empreende. Por isso, o Centro de Apoio ao Trabalho,Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) recebeu, na última quinta-feira (14), um grupo de expositores que foram selecionados para a Feira de Negócios, que acontecerá nos dias 22 e 23 de julho.

No CATEQ, os empreendedores receberam um treinamento específico sobre vendas e postura de atendimento. As turmas da manhã e da tarde receberam orientações da psicóloga do órgão, Sicilia Moreira, sobre como atrair os clientes e como seguir com um bom atendimento. Os expositores receberam um treinamento completo, desde como fazer a abordagem até como conduzir a negociação de preço.

Os empreendedores, que farão parte da Feira de Negócios, também fazem parte do Caucaia Empreendedora, iniciativa que promove cursos de capacitação profissional e facilita linhas de crédito para microempreendedores. Entre os cursos oferecidos estão marmitas saudáveis, costura em moda praia, manicure e pedicure, entre outros. O SENAC e a FECOMÉRCIO também são outras importantes parceiras do programa.

Um dos expositores da Feira será a Fundação Perpétua Magalhães - FUNPEM, que atende 200 alunos com deficiência e realiza trabalhos artesanais desenvolvidos pelos próprios estudantes a fim de angariar fundos para o órgão.

Para a empreendedora Ercília Furtado, que é massoterapeuta, participar da Feira Empreendedora é uma grande oportunidade de divulgação do seu negócio. "Participar dessa feira vai ser muito importante para mim, pois eu trabalho com serviço de massagens e ainda não tenho um meio de divulgação tão eficaz. Recebi as devidas orientações nessa reunião com o CATEQ e vai ser algo que eu devo investir mais. Na Feira de Negócios, eu vou oferecer meus serviços de massagem quick na cadeira, que é uma massagem desestressante rápida de 10 a 15 minutos, e massagem na maca. Vai ser uma ótima forma de divulgar meus serviços e uma ótima chance da comunidade conhecer e experimentar massoterapia", vibrou Ercília.

As reuniões e orientações pré-evento são de extrema importância para os empreendedores que vão mostrar os serviços e produtos na Feira, pois é possível lapidar as qualidades e ressaltar o talento dos expositores. De acordo com o gestor de empreendedorismo, Fernando Deodoro, "esse encontro com os empreendedores foi um momento importante para socialização e apresentação de todas as informações sobre pontos de venda e programação da Feira Empreendedora, que acontecerá nos dias 22 e 23 de julho".

Além das socializações e das orientações burocráticas sobre a Feira, os empreendedores levaram um objetivo para compor a prateleira de divulgação do CATEQ.

Serviço

Feira de Negócios

Datas: 21 e 22 de Julho

Local: Praça de Matriz

Horário: de 16h às 22h

Caucaia Empreendedora

Para participar dos cursos da Caucaia Empreendedora, é preciso ter 16 anos ou mais e ter o Ensino Fundamental completo. As inscrições acontecem nos CRAS ou no CATEQ, localizado na rua 15 de Novembro, 1478, Centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste).

#Empreendedorismo 11/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO CATEQ recebe artesãs da Reserva indígena Anacé para orientações sobre empreendedorismo

O empreendedor caucaiense tem apoio garantido no Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). Orientações e até possibilidade de microcrédito estão entre os serviços oferecidos pelo órgão. A fim de ter acesso a esses serviços, uma comissão representando as artesãs da Reserva indígena Anacé visitou o órgão no início deste mês, com o objetivo de desenvolver ações que visem propagar os trabalhos manuais e a capacitação dessas trabalhadoras.

De acordo com o Fernando Deodoro, gestor de empreendedorismo do CATEQ, na ocasião, as artesãs destacaram o desejo de uma parceria junto ao órgão para ter mais qualificação profissional. "O CATEQ está atendendo muitas comunidades e isso é muito importante para o desenvolvimento do nosso município", disse.

"A sala do empreendedor, por exemplo, acolhe e proporciona uma formação para os empreendedores e a chance de ingressar no Projeto Prosperar, uma iniciativa que oferece 57 cursos de capacitação e orientações específicas para quem quer se legalizar como Microempreendedor Individual (MEI). Temos um leque muito grande de qualificação profissional e orientações de empreendedorismo. Estamos à disposição para atender a todos", reforça Fernando.

Clélia Angela, artesã da reserva, destacou que a visita rendeu bons frutos, pois já estão na expectativa de receber a visita técnica. "A comunidade está muito feliz com essa oportunidade de receber o CATEQ lá na nossa reserva. Estamos organizando já os cursos que temos interesse. A nossa expectativa é a melhor possível, pois nossa comunidade está muito empolgada para receber conhecimento", destacou a artesã.

O próximo passo será a visita técnica do CATEQ na reserva indígena Anacé, que fica localizada no Alto do Garrote. Essa etapa é essencial para fazer uma triagem dos produtos e repassar as principais orientações sobre divulgação, plano de negócios e os trâmites necessários para participação das feiras promovidas pela gestão atual.

Qualificação profissional

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), oferece no CATEQ uma vasta rede de apoio e orientação para os caucaienses que buscam se capacitar e empreender. Um dos destaques é o programa Caucaia Empreendedora, uma iniciativa que busca não apenas fomentar boas ideias de negócio, mas também capacitar e facilitar linhas de crédito.

Além das instruções e cursos, o CATEQ também promove eventos e feiras que beneficiam a exposição dos trabalhos e serviços dos pequenos empreendedores do município. O próximo evento será a Feira do empreendedor que está marcada para o dia 23 de julho.

Oportunidades

No CATEQ, os caucaienses têm acesso ao atendimento do Serviço Nacional de Emprego (SINE), que recruta e encaminha os trabalhadores para as empresas, podem participar de oficinas profissionalizantes e também têm a opção de ingressar no programa Caucaia Empreendedora, projeto que oferece suporte técnico e cursos de qualificação a quem busca empreender e se destacar no mercado.

Serviço:

CATEQ

Endereço: Rua 15 de novembro, 1478, centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste)

Horário: 08h às 16h

Telefone: (85) 9 9119 2989

#Empreendedorismo 06/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura lança maior programa de capacitação profissional de Caucaia

Os caucaienses contam com mais um grande incentivo para o desenvolvimento de capacitação e empreendedorismo. Na tarde desta terça-feira (5), foi lançado o Projeto Prosperar, que vai oferecer 57 cursos gratuitos com mais de 20 mil vagas, com o objetivo de capacitar e fortalecer o empreendedorismo da comunidade local. Os cursos serão oferecidos na modalidade presencial, EAD e híbrido.

As 57 formações ofertadas pelo Projeto Prosperar estão distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação.

O prefeito Vitor Valim fez questão de abrir o evento e destacou que o Projeto é um grande marco para o fortalecimento da capacitação e empreendedorismo no município. "Nós acreditamos na educação. O Projeto Prosperar é multisetorial e isso vai ajudar muito a transformar a vida das pessoas. Seja para quem mora na área rural, na serra, sede, litoral, vão ter cursos de interesse e que possa desenvolver a região. Libertar Caucaia é isso, oferecer independência para o nosso povo através de oportunidade. São mais de 50 cursos e muitas oportunidades de qualificação para nossos caucaienses", destacou o prefeito.

A jovem Gabriela de Souza acompanhou a cerimônia e reforçou que o Projeto vai trazer muitas chances de crescimento para toda a comunidade. Ela destacou que já fez parte de outros projetos de incentivo ao empreendedorismo pela Prefeitura de Caucaia e está muito otimista com o Projeto Prosperar. "A capacitação faz toda a diferença. Eu já fiz cursos de doces e panificação pela prefeitura, mas como esse projeto eu vou poder ter muitas outras áreas e vou poder me aperfeiçoar no que já tenho experiência", vibrou Gabriela.

O Projeto Prosperar é realizado por meio do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O programa é financiado pelo contrato de empréstimo celebrado entre a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o município.

O evento contou ainda com a participação do presidente da Câmara municipal de Caucaia Tanilo Menezes, a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Natércia Campos, a subsecretária, Izabel Calado, o Chefe de gabinete Francisco Caminha, o secretário de Infraestrutura, André Daher e vereadores.

Como se inscrever

Para participar do Projeto Prosperar, basta se inscrever na plataforma oficial www.eadcedepam.com.br ou presencialmente no CATEQ, que fica na rua 15 de novembro, número 1478, no Centro de Caucaia.

Capacitação e empreendedorismo

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho, tem investido em políticas públicas voltadas para a geração de emprego e capacitação. exemplo disso são as oficinas profissionalizantes, que apresentam orientações sobre como se comportar em entrevistas de emprego, e o programa Caucaia Empreendedora, que oferece suporte técnico e vários cursos de qualificação para empreendedores. Ambos são ofertados no Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ).

Somado a tudo isso, a plataforma do Projeto Prosperar chega para unir forças e ajudar ainda mais no fortalecimento das políticas públicas de incentivo a capacitação e empreendedorismo do município.

#Empreendedorismo 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO CATEQ visita Associação Comunitária de Capuan para orientações sobre empreendedorismo

O apoio ao empreendedor caucaiense está cada vez melhor. A população tem acesso direto aos serviços de orientações sobre empreendedorismo e emprego através do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). Foi através dessa comunicação mais aberta entre gestão e comunidade que a Associação de Moradores do Capuan recebeu, na última quinta-feira (30), a visita de um representante do CATEQ para orientações sobre como empreender e como apresentar da melhor forma seus produtos artesanais.

A Associação Comunitária de Capuan existe há 21 anos e de 15 em 15 dias promove oficinas de produção de sabão ecológico em barra, sabonetes para corpo e rosto, desinfetantes e bonecas de pano. Os produtos são vendidos no próprio bairro. A presidente da associação, Fátima Alves, foi até o CATEQ para solicitar uma visita técnica para apresentar os produtos e pedir orientações sobre empreendedorismo e plano de negócios.

"Com a parceria do Cateq, a Associação agora vai trabalhar com mais orientação e mais profissionalismo. A gente vai ter mais condições de divulgar e participar de outras feiras e assim aumentar nossa renda. Eu me sinto muito feliz com essa jornada que vai começar agora com esse apoio da gestão atual", afirmou Fátima.

De acordo com Fernando Deodoro, gestor de empreendedorismo do órgão, "o CATEQ veio visitar essa associação para conhecer melhor o trabalho deles e fortalecer o vínculo da gestão com a comunidade. Essa visita foi muito importante para já avaliar melhor as necessidades de gestão e empreendedorismo dos associados. A produção de sabonete, bonecas, colcha de retalhos e tantas outras coisas já possibilita a participação em feiras promovidas pelo CATEQ. A feira de negócios, que acontece nos dias 22 e 23 de julho, é uma ótima oportunidade para esses associados"

O CATEQ reforça que está de portas abertas para toda a comunidade que quer saber mais sobre empreendedorismo. No local é possível marcar reunião com o núcleo da Sala do empreendedor e ter mais orientações sobre gestão de negócios.

Serviço

CATEQ

Endereço: 15 de novembro, 1478 - no Centro, entre 08h e 16h.Telefone: (85) 9 9119 2989.

#Empreendedorismo 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Caucaia Empreendedora já formou mais de 250 microempreendedores

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), lançou o Programa Caucaia Empreendedora. São cursos profissionalizantes em áreas estratégicas do mercado de trabalho, uma jornada de conhecimento dividida em três etapas: aulas teóricas e práticas; noções de empreendedorismo e mercado de trabalho e acesso a uma linha de crédito, para investir nos novos negócios a partir dos conhecimentos adquiridos durante o curso. A iniciativa é realizada em parceria com o SENAC, a FECOMÉRCIO e o programa CearáCredi, do Governo do Estado.

Atualmente, estão acontecendo as formações de Manicure e Pedicure e Design de Sobrancelha. Amanda do Nascimento já tinha conhecimentos básicos na área de beleza. O curso de design de sobrancelhas veio para formalizar a nova profissão. "Procuro conhecer novas técnicas e novos produtos, porque na área da beleza, sempre está se inovando. Por isso estou aqui hoje, pois acredito que conhecimento nunca é demais!", revela.

Já foram 11 formações realizadas. Até o final deste ano, mais 16 cursos serão ministrados, totalizando 27. Técnicas de departamento pessoal, doces finos, costura de moda íntima, pães artesanais são algumas das formações já realizadas. Segundo Fernando Deodoro, gestor de empreendedorismo da SDST, dos cerca de 250 caucaienses já formados, 10 foram contemplados com a linha de crédito oferecida em parceria com o CearáCred: "São quase 10 mil reais em linha de crédito. O destino deste recurso vai desde a compra de insumo, matéria prima e equipamentos, para que assim, alinhado à teoria e à prática, eles possam se inserir nesse mercado como microempreendedores", destacou.

Nádia Gomes está atualmente fazendo o curso de manicure e pedicure, e já pensa em também solicitar um empréstimo junto ao CearáCred. "Pretendo fazer o meu estúdio de manicure e investir nele, e assim atingir meus objetivos mais e mais", disse.

Saiba mais

Para ter acesso aos próximos cursos do Caucaia Empreendedora, basta comparecer com documentação completa e atualizada no prédio do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). O órgão funciona na rua 15 de novembro, 1478, no centro de Caucaia, em frente ao Banco do Nordeste. O atendimento acontece de 08h às 16h. Para mais informações, basta ligar para o número (85) 9 9119 2989 ou acessar o site do CATEQ.

#Empreendedorismo 02/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura de Caucaia realiza capacitação de empreendedorismo para artesãos do município

O artesanato, além de ser uma importante expressão cultural, é fundamental para a economia de muitas famílias. Pensando nisso, a prefeitura de Caucaia, através do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) organizou um encontro, na última quarta-feira (01), com um grupo de artesãs. O objetivo foi desenvolver ações que visem propagar os trabalhos manuais e a capacitação dessas trabalhadoras.

De acordo com Fernando Deodoro, gestor de empreendedorismo do CATEQ, na ocasião, as artesãs destacaram o desejo de uma parceria junto ao órgão para ter um espaço de divulgação. "As artesãs receberam várias instruções relacionadas à profissionalização e aos cursos que são oferecidos no CATEQ. Outro destaque desse momento foram as orientações relacionadas a como se formalizar como Microempreendedor individual (MEI)", reforçou Fernando.

Sandra Márcia, que é artesã de bonecas de crochê, ficou muito empolgada com o encontro, pois recebeu diversas orientações sobre como se profissionalizar e se formalizar como microempreendedora individual (MEI). "Achei uma ótima oportunidade de me aprofundar no mundo do empreendedorismo. Sou artesã de bonecas e amo meu trabalho, mas é preciso saber mais sobre a parte burocrática e técnica. É muito interessante se profissionalizar, virar MEI e aprofundar os conhecimentos sobre como participar de feiras e exposições, foi um momento muito proveitoso".

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), oferece no CATEQ uma vasta rede de apoio e orientação para os caucaienses que buscam se capacitar e empreender. Um dos destaques é o programa Caucaia Empreendedora, uma iniciativa que busca não apenas fomentar boas ideias de negócio, mas também capacitar e facilitar linhas de crédito.

Além das instruções e cursos, o CATEQ também promove eventos e feiras que beneficiam a exposição dos trabalhos e serviços dos pequenos empreendedores do município. O último evento foi a realização da Feira Mães Empreendedoras, que aconteceu na última quinta-feira (26) e reuniu cerca de 16 participantes.

Oportunidades

No CATEQ, os caucaienses têm acesso ao atendimento do Serviço Nacional de Emprego (SINE), que recruta e encaminha os trabalhadores para as empresas. Os caucaienses também podem participar de oficinas profissionalizantes e têm a opção de ingressar no programa Caucaia Empreendedora, projeto que oferece suporte técnico e cursos de qualificação a quem busca empreender e se destacar no mercado.

Serviço:

CATEQ

Endereço: Rua 15 de novembro, 1478, centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste)

Horário: 08h às 16h

Telefone: (85) 9 9119 2989

#Empreendedorismo 26/05/2022 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS E TECNOLOGIA Primeira edição da Feira Mãe Empreendedora acontece em Caucaia

Conciliar maternidade e empreendedorismo não é tarefa fácil, mas com planejamento e com uma rede de apoio, as mães podem ter mais suporte e se dedicar aos seus trabalhos com mais profissionalismo. Para apoiar as mães caucaienses, a Prefeitura de Caucaia, por meio do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), promoveu, na manhã desta quinta-feira (26), na Praça da Câmara, a primeira edição da Feira Mãe Empreendedora, que contou com 19 expositoras.

Ao som de muita música e animação, a feira contou com a exposição de roupas, peças da moda íntima, geleias artesanais, papelaria e biscoitos. Serviços de manicure, design de sobrancelhas e massagens também estavam na programação.

Para Luiza Camila, que estava com uma exposição de vendas de roupas e peças íntimas, a feira é uma grande chance de alavancar sua loja, que também está se desenvolvendo no ambiente digital. Luiza destaca que foi através de um curso de corte e costura feito no CATEQ que ela recebeu o incentivo para empreender nesse ramo.

Glaucilene Lopes, manicure, aproveitou a oportunidade para divulgar seus serviços. Ela aprendeu as técnicas da nova profissão através de um curso oferecido gratuitamente pelo CATEQ. "Eu estou muito feliz em participar da Feira Mãe Empreendedora porque aqui tenho a oportunidade de divulgar meu trabalho e conseguir mais clientes", garante Glauciane.

Fernando Deodoro, gestor de empreendedorismo do CATEQ, reforçou que a Feira é uma grande oportunidade de divulgação e um incentivo ao empreendedorismo feminino. De acordo com o gestor, a próxima Feira Mãe Empreendedora acontecerá no dia 11 de junho.

Oportunidade

De acordo com o CATEQ, as inscrições para participar de novos cursos seguem abertas até os próximos dias 01 (Técnicas de Manicure e Pedicure), 02 (Design de Sobrancelhas) e 07 de junho (Técnicas e Práticas de Vendedor). Para isso, basta comparecer ao prédio do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), que fica na rua 15 de novembro, 1478, no centro de Caucaia, em frente ao Banco do Nordeste. O atendimento acontece das 08h às 16h. Para mais informações, basta ligar para o número (85) 9 9119 2989.

#Empreendedorismo 25/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Caucaia abre inscrições para novos cursos de capacitação

O Programa Caucaia Empreendedora é uma jornada de formação de novos empreendedores no município. Com 08 cursos já realizados esse ano, três em andamento, o programa está com três novas formações com inscrições abertas: Design de Sobrancelhas, Técnicas de Manicure e Pedicure, Técnicas e Práticas de Vendedor.

Yume Miranda, moradora do Alto do Garrote, já está inscrita no curso de Técnicas e Práticas de Vendedor. Ela já tem experiência na área, e o curso vem para formalizar essa aptidão e também ajudá-la a montar o seu próprio negócio."Soube do curso através do SINE Municipal. Eu espero aprender mais sobre empreendedorismo para, no futuro, poder montar o meu próprio negócio. Eu queria ter uma sorveteria", revela.

As inscrições seguem abertas até os próximos dias 01 (Técnicas de Manicure e Pedicure), 02 (Design de Sobrancelhas) e 07 de junho (Técnicas e Práticas de Vendedor). Para isso, basta comparecer ao prédio do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), que fica na rua 15 de novembro, 1478, no centro de Caucaia, em frente ao Banco do Nordeste. O atendimento acontece das 08h às 16h. Para mais informações, basta ligar para o número (85) 9 9119 2989.

Saiba mais

O Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ),que também abriga o Sine Municipal de Caucaia, dispõe de um auditório com capacidade para 30 pessoas, e uma ampla sala de reunião para atividades em grupo, com capacidade para 20 pessoas, ambiente perfeito para receber os caucaienses para dinâmicas, apresentações e reuniões. No CATEQ, os caucaienses, além de terem acesso ao atendimento do Serviço Nacional de Emprego (SINE), que recruta e encaminha os trabalhadores para as empresas, os cidadãos podem participar de oficinas profissionalizantes e também têm a opção de ingressar no programa Caucaia Empreendedora, projeto que oferece suporte técnico e cursos de qualificação a quem busca empreender e se destacar no mercado, e o Ninho de Empreendedores, com curso na área de Tecnologia da Informação.

#Empreendedorismo 24/05/2022 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS E TECNOLOGIA Prefeitura de Caucaia realiza a 1ª Feira das Mães Empreendedoras

Toda mãe tem um quê de empreendedora. Para valorizar as mães que também exercem o papel de empresárias, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) realiza, na próxima quinta-feira (26), a primeira edição da Feira Mãe Empreendedora. Gastronomia, vestuário e moda íntima, acessórios, artesanato e papelaria são algumas das áreas de empreendimentos que estarão em oferta.

O evento acontece na praça da Câmara Municipal de Caucaia, de 07h às 12h, e contará com cerca de 20 expositoras. Entre elas, Liliane Lopes, que realizou o curso de doces finos em abril deste ano, através do projeto Caucaia Empreendedora, e vai levar bolos de pote e brigadeiro para comercializar na Feira. Depois da oportunidade que teve através da SDST, busca se firmar como empresária no ramo da gastronomia. "Já trabalhei muito como diarista, ou de maneira avulsa, porém, devido à falta de oportunidade, nunca tive minha carteira assinada. Hoje me considero mais independente, posso ajudar meu marido com a renda de casa, e conto também com o apoio da minha filha. Agradeço à Prefeitura por nos ter dado essa chance e estar investindo nas mulheres de Caucaia", agradece.

De acordo com Izabel Calado, Secretária Executiva de Trabalho, o objetivo da feira é empoderar essas mulheres empreendedoras, divulgando suas marcas e ajudando esses empreendimentos que já começam com uma injeção de ânimo, orientação e apoio por parte da gestão municipal. Segundo ela, mais de 50% dos pequenos empreendimentos em Caucaia pertencem a mulheres: "Aproveitamos o mês de maio porque essas mulheres, além de empreendedoras, também são mães. Então, para comemorar esse mês de maio, que é o dia do trabalhador e o dia das mães, nada melhor do que prestigiar essas mães empreendedoras, que garantem o sustento de suas famílias com o suor de seus trabalhos e com os produtos que confeccionam. Será na praça da Câmara, no dia 26, quinta-feira, a partir das 09h. Venham conferir", convida.

#Empreendedorismo 20/05/2022 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS E TECNOLOGIA Prefeitura de Caucaia promove Semana do MEI com oficinas sobre atendimento ao cliente e gestão de negócios

A Prefeitura Municipal de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), através do Programa Empreendedor, promoveu a Semana do MEI 2022, com 4 oficinas para microempreendedores individuais promovida pelo Sebrae/Ce. Ao todo, foram disponibilizadas 100 vagas. No dia 18 de maio, foram promovidas as oficinas de ormação de endas e Aumentando suas vendas com criatividade. Nesta sexta-feira (20), mais duas oficinas foram oferecidas: Atendimento com foco no cliente e Como utilizar o marketing digital nos pequenos negócios.

Para Rosilene Maia, artesã, a iniciativa do Cateq é muito importante para os microempreendedores terem mais apoio. "Eu participei de duas oficinas e acho essencial que todo MEI adquira mais formação. Nas oficinas, o conhecimento repassado ajuda na hora de evoluir no nosso negócio. Saber como devemos atender da melhor forma o cliente, como vender, como implantar novas técnicas é muito importante para se desenvolver cada vez mais", destaca a artesã.

O gestor de empreendedorismo do Cateq, Fernando Deodoro, disse: "a programação da Semana do MEI trouxe palestras e oficinas que tinham o objetivo de impulsionar e ajudar os empreendedores no desenvolvimento de suas atividades rotineiras. Abordamos os temas de gestão de negócio, atendimento ao cliente, precificação entre outros. Isso é essencial para ter bons resultados", enfatiza Fernando.

Próximas ações

O Cateq informa que vários cursos serão oferecidos para os caucaienses em junho, como por exemplo, técnicas e práticas de vendedor, técnicas básicas de manicure e pedicure e design de sobrancelhas. Outro ação em destaque é a Feira Mãe Empreendedora, que vai expor o trabalho de 17 mães que atuam como MEI no dia 26 de maio, na Praça da Matriz, a partir das 8h.

Inscrições para cursos e oficinas

Os interessados devem ir à Sede do Cateq, na rua 15 de novembro, 1478, no Centro de Caucaia, em frente ao Banco do Nordeste.

O atendimento acontece das 08h às 16h. Para mais informações, basta ligar para o número(85) 9 9119 2989.

Saiba mais

O prédio do CATEQ, que também abriga o Sine Municipal de Caucaia, dispõe de um auditório com capacidade para 30 pessoas, e uma ampla sala de reunião para atividades em grupo, com capacidade para 20 pessoas.

No CATEQ, também é possível participar do programa Caucaia Empreendedora, projeto que oferece suporte técnico e cursos de qualificação a quem busca empreender e se destacar no mercado, e o Ninho de Empreendedores, com curso na área de Tecnologia da Informação.

#Empreendedorismo 22/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura de Caucaia promove curso de capacitação para empreendedores

O empreendedorismo pode mudar vidas, para isso, além de força de vontade, é preciso conhecimento e preparo para ter sucesso no mercado. Para ajudar os empreendedores, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), lançou, em janeiro deste ano, o Programa Caucaia Empreendedora. A iniciativa promove cursos gratuitos de capacitação ao longo de todo o ano, além de facilitação a linhas de crédito. Cursos de técnicas de departamento pessoal, doces finos, costura de moda íntima e pães artesanais já estão em andamento.

A empreendedora Ana Kaltebra conta que participar do Programa Caucaia Empreendedora é uma oportunidade de ouro. "Com o programa, eu tenho a chance de aflorar mais ainda o empreendedorismo com muita técnica, prática e qualidade. Às vezes, temos a vontade de empreender, mas não temos oportunidade e nem a qualificação necessária. Aqui, com os cursos oferecidos com excelentes profissionais, eu posso me preparar melhor para empreender e mudar de vida".

Essas capacitações gratuitas oferecem excelentes oportunidades para quem busca empreender. De acordo com a secretária adjunta da SDST, Izabel Calado, "a importância do Programa Caucaia Empreendedora é proporcionar ao empreendedor todas as possibilidades e ferramentas necessárias para que eles possam empreender com qualidade e conhecimento técnico. Além do curso de gestão, que é oferecido a todos os empreendedores, e também têm a possibilidade de receber o microcrédito, onde o empreendedor pode iniciar seu pequeno negócio. Para participar é só ir até o CATEQ e conferir a programação de cursos".

A chef Lussandra Gurgel, que ministra o curso de Doces finos, o curso permite que as alunas coloquem em prática todas as técnicas e se destaquem no empreendedorismo. "O município de Caucaia só tem a ganhar com profissionais preparados para empreender com muita qualidade e capacitação", ressalta a chef.

Em cada curso, os empreendedores participam de três etapas. A primeira etapa começa com o curso de capacitação, a segunda etapa ensina a fazer a gestão de plano de negócio e a terceira etapa é a fase final na qual é avaliada a possibilidade de liberação de microcrédito para executar o plano de negócio elaborado durante a penúltima etapa.

Para participar dos cursos, é preciso ter 16 anos ou mais e ter o Ensino Fundamental completo. As inscrições acontecem nos CRAS ou no CATEQ, localizado na rua 15 de Novembro, 1478, Centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste).

Serviço

Caucaia Empreendedora

Requisitos:

16 anos ou mais e ter o Ensino Fundamental completo

Documentos necessários:

RG, CPF, comprovante de endereço atualizado, comprovante de escolaridade e número do NIS.

As inscrições acontecem nos CRAS informados abaixo ou no CATEQ, localizado à rua 15 de Novembro, 1478, Centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste).

Inscrições para os próximos cursos:

Marmitas saudáveis

Período do curso: 04/04 a 18/04

Segunda a sexta de 08 às 12h

Inscrições até o dia 30/03 no Banco de Alimentos ou no CATEQ.

Endereço Banco de Alimentos: Rua Acapulco, s/n (em frente a Areninha da Jurema)

Endereço do CATEQ: Rua 15 de novembro, 1478, Centro de Caucaia.

Costura em moda praia

Período do curso: 25/04 a 20/05

Segunda a sexta de 08 às 12h

Inscrições até o dia 19/04 no Cras Matões ou no CATEQ.

Endereço do CRAS Matões: Rua José Paulino de Morais, s/n - Matões

Endereço do CATEQ: Rua 15 de novembro, 1478, Centro de Caucaia.

Técnicas e práticas de vendedor

Período do curso: 02/05 a 27/05

Inscrições até 27/04 no CRAS Grilo ou CATEQ

Endereço: CRAS Grilo

Rua Júlia da Silva Oliveira, 852 - Grilo

Endereço do CATEQ: Rua 15 de novembro, 1478, Centro de Caucaia.

Técnicas básicas de manicure e pedicure

Período do curso: 09/05 a 27/05

Inscrições até 04/05 no CRAS Planalto ou no CATEQ

Endereço: CRAS Planalto

Avenida Juaci Sampaio Pontes, 2803 - Cigana

#Empreendedorismo 23/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA Caucaia recebe Projeto CeArt Itinerante em março

O município de Caucaia recebe nos dias 10 e 11 de março, das 8h às 16h, na praça do anfiteatro, no Centro da cidade, a primeira edição do CeArt Itinerante, que tem o objetivo de promover o fortalecimento da identidade do artesão cearense. Na programação, estão previstas oficinas, certificação de peças, palestras, exposição de produtos, cadastro de identidades artesanais, entre outros.

"É uma alegria receber a CeArt Itinerante em Caucaia. O evento conta com a parceria da Secretaria de Turismo e Cultura (SETCULT), visando também o incentivo e a valorização desses produtores que irão se aperfeiçoar com a promoção de cursos, oficinas e a emissão ou renovação da carteira de identificação artesanal, de forma rápida e prática. Da mesma forma que damos importância ao turismo, sabemos da importância do artesanato para o desenvolvimento regional. Portanto é sempre uma alegria apoiar e promover política pública nesse sentido de fortalecimento", destaca Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo e Cultura de Caucaia.

Os artesãos já cadastrados deverão apresentar a identidade artesanal, os ainda não cadastrados devem comparecer com a documentação necessária para realizar o teste de habilidade, que é a confecção presencial do produto artesanal.

Saiba o que é necessário para renovar ou tirar sua carteira de artesão pela primeira vez:

Se você retirou a carteira de artesão no ano de 2017 ou anterior, se faz necessário:

trazer um mostruário do seu produto (até 3 peças);

trazer uma peça em produção ou material para produzir ou finalizar uma peça durante a entrevista;

RG/ CPF e comprovante de endereço.

Para carteiras emitidas a partir de 2017, renovação ou emissão de novas carteiras, apresentar os: RG/CPF e comprovante de endereço.

Serviço

CeArt Itinerante Caucaia

Local: Anfiteatro de Caucaia - Centro

Horário: 8h às 16h

Telefone / WhatsApp: (85) 3318-1282

www.caucaia.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 04:53:23