NOTÍCIAS

22-JAN-2023

Maternidade Municipal de Caucaia implanta Ambulatório de Neonatologia para recém-nascidos

#Saúde POR LIDIANE' OLÌVEIRA 22 DE JANEIRO DE 2023

Os bebês nascidos na Maternidade Municipal Santa Terezinha, unidade de saúde da Prefeitura de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde - INTS, agora têm acesso à primeira consulta com o neonatologista na própria unidade. O atendimento acontece na primeira semana de vida do bebê com o objetivo de prevenir doenças, complicações e evitar a taxa de mortalidade do neonatal.

Após a alta do nascimento, o bebê já sai da maternidade com o retorno agendado para o especialista. "A maternidade tem um perfil de atender gestantes de médio risco e, quando a mãe tem um pré-natal de médio ou alto risco, ou seja, teve uma gestação que precisou de maior vigilância, a tendência é que esse bebê também precise de uma assistência maior depois de nascido, então esse serviço surgiu para garantir maior cuidado de saúde ao recém-nascido", disse Jéssica Sodré, gestora médica da maternidade.

Durante o atendimento clínico, o especialista avalia as condições de saúde do bebê e solicita exames. De acordo com a gestora, em menos de uma semana de implantação do serviço, houve demanda de reinternação. "Tivemos recém-nascidos que, após a alta, voltaram a apresentar icterícia, febre e, com essa primeira consulta, foi possível reavaliar esse neném, cuidar dele de novo e dar maior assistência. Esse período de avaliação acontece na primeira semana e é muito importante que seja até 28 dias, pois nesse intervalo é quando ocorre a maior taxa de mortalidade neonatal", destaca.

Mãe de primeira viagem, Ednara Moraes, deu à luz ao pequeno João Bernardo na Maternidade Santa Terezinha. Com apenas 24h de vida, o bebê já tem programação definida para a primeira semana. "Sem dúvidas vou retornar para a consulta. Gostei muito do atendimento que recebi aqui, todo mundo foi muito atencioso e achei ótimo oferecer a consulta com o médico responsável, porque muita gente não tem condições de pagar um plano de saúde, né? ", destaca. O ambulatório de neonatologia funciona todos os dias e conta com uma equipe de especialistas.

Cuidados Neonatal

Na maternidade, os recém-nascidos também recebem cuidados especiais em casos de complicações cardíacas e respiratórias. Os leitos das incubadoras são adaptados para manter a temperatura aquecida e permitir o monitoramento da frequência cardíaca e da saturação de oxigênio. Nos últimos meses, após a nova gestão, a unidade de saúde reforçou o atendimento com a aquisição de novos equipamentos e reestruturação do espaço físico dos leitos. Atualmente a maternidade conta com cinco incubadoras e quatro berços aquecidos.

Assistência 24h

A Maternidade Santa Terezinha funciona 24h e atende pacientes do município de Caucaia e nove cidades do interior do Ceará. Cerca de 1.200 mulheres por mês são assistidas pela unidade que oferece serviços de obstetrícia, ginecologia, atendimento ambulatorial e exames de imagem. A maternidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neonatologistas, cirurgiões pediátricos, obstetras, ginecologistas, oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros neonatologistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos. As gestantes recebem também assistência para parto humanizado.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5