NOTÍCIAS

05-DEZ-2022

Mais de 12 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Caucaia participam da avaliação do Spaece

A rede de ensino municipal de Caucaia está empenhada na realização do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE 2022.

#Educação POR ASCOM 05 DE DEZEMBRO DE 2022

De 29 de novembro a 01 de dezembro, última quinta-feira, a rede de ensino municipal de Caucaia está empenhada na realização do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE 2022. Desde o retorno do ensino presencial, a Secretaria Municipal de Educação (SME), tem realizado um trabalho focado a fim de elevar os índices dos alunos caucaienses na avaliação. Aulões, simulados, paródias, mascote, quiz, atividades complementares, reforço pedagógico, reunião com pais, gincanas, são algumas destas iniciativas.

O SPAECE é uma avaliação do Governo do Estado do Ceará, que visa mensurar as aprendizados dos alunos do 2º (Língua Portuguesa), 5º e 9º (Língua Portuguesa e Matemática) anos do ensino fundamental. No caso dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação terá como base o nível de leitura. A partir desses resultados, os 184 municípios cearenses são ranqueados. Na última edição presencial, que aconteceu em 2019, em todas as séries avaliadas, Caucaia ficou nas últimas posições, sendo a pior delas no 2º ano do ensino fundamental, onde foi o último município, na posição 184.

A expectativa da SME neste ano é fazer com que o município suba no ranking estadual, como revela Elaine de Lima, Diretora do Ensino Fundamental. "Esse ano a gente está com uma expectativa enorme. Desde quando assumimos a gestão, nós temos trabalhado em busca da aprendizagem dos estudantes. A Prefeitura tem investido alto no processo de alfabetização com compra de materiais estruturados, formação de professores e gestores. Então existe todo um empenho para que esse resultado seja melhor do que dos outros anos", disse.

Ao todo, cerca de 13 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Caucaia participaram das avaliações. São 4.140 estudantes do 2º ano, 4.462 do 5º e 4.193 do 9º ano. Entre eles, Luiza Furtado, aluno da escola Danilo Dalmo, no Parque Potira. "A gente passou o ano todo nos preparando para esse dia. Foram muitos aulões, simulados e momentos de treino. Eu estou um pouco nervosa, mas acho que vai dar tudo certo", disse.

Saiba mais

Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Sistema de Avaliação tem o objetivo de fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, nortear a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino. Devido à pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, a avaliação do Spaece não foi realizada.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 3 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 4 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 8 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 9 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5