IPTU 2019
SAÚDE

Agentes comunitários são capacitados pela SMS

07/02/19  

/admin/view/noticia/img/20190207141046saude_acs_curso.jpg

Trinta e seis agentes comunitários de saúde de Caucaia participaram nesta quinta-feira (7/2) de capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o uso da ficha de visita domiciliar do Sistema de Informação da Atenção Básica (e-SUS).

Eles também receberam orientações sobre situações da rotina de atendimento. “Hoje, a única forma de informação digital que temos na profissão dos ACSs, de toda população que é assistida por eles, através das visitas domiciliares, se resume ao e-SUS. Ou seja: as informações precisam ser apuradas com muito cuidado”, destacou a coordenadora da Atenção Primária da SMS, Vilalba Carlos.

As informações dos cidadãos de cada microárea são imprescindíveis para serem exportadas ao Ministério da Saúde. O intuito da SMS é que os cadastros domiciliares individuais cheguem em tempo real à secretaria para a pasta obter resultados, por exemplo, de quantas pessoas existem no território, qual o perfil delas, quais tipos de doenças ou comorbidades são mais comuns etc.   

Essa foi a última capacitação sobre o assunto com ACSs das comunidades de Padre Júlio Maria, Planalto Caucaia, Novo Pabussu, Centro, Parque Soledade I e Parque Soledade II. Nessa quarta-feira (06/02), o treinamento contemplou ACSs de Bom Princípio, Arianópolis, Toco, Carauçanga, Mirambé, Picuí, Tucunduba, Metrópole e Nova Metrópole. 

Desde o ano passado, a SMS atua no aprimoramento dos profissionais. Ao todo, Caucaia dispõe de 546 ACSs capacitados, beneficiando os seis distritos assistidos pela secretaria.