Foto aérea da praça da Matriz no Centro de Caucaia

Notícias do Município

Notícia Publicada em 12/10/2017 | 63 visualizações.


Outubro Rosa: Criado comitê municipal para formular ações

No intuito de criar um comitê de mobilização e enfrentamento do câncer de mama em Caucaia, a Prefeitura promoveu na tarde dessa quarta-feira (11/10) um encontro na Faculdade Terra Nordeste (Fatene) para discutir ações que ajudem a sensibilizar as mulheres para a importância do exame e ações que monitorem e controlem a doença no município.

O câncer de mama é a causa que mata mais mulheres no Ceará e no Brasil. O índice de incidência em Caucaia está na faixa de 8,03% para cada grupo de mil mulheres. A probabilidade de maior índice da doença é com mulheres acima dos 50 anos.

Para combater a enfermidade é preciso detectá-la o quanto antes. Segundo o coordenador da Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alex Montalverne, “a mamografia é uma arma importante no enfrentamento”. “A mobilização para que as mulheres procurem o exame, o rastreamento das mulheres com algum tipo de lesão suspeita e a garantia deste acesso são algumas das medidas que temos que encontrar soluções”, explicou.

Existem dois mamógrafos em Caucaia: um na Policlínica e outro no Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha. O objetivo do Comitê municipal é viabilizar ações como capacitação dos profissionais e articuladores para sensibilizar as caucaienses a submeterem-se no tempo certo aos exames que identificam o câncer no seu estado ainda inicial para uma possibilidade maior de cura.

 


Compartilhar

Últimas Postagens

Metrópole: Prefeitura entrega kits a gestantes atendidas pelo Cras ...
Esporte: Naumi anuncia inauguração da primeira Areninha de Caucaia para dia 22 ...
Jogo das Estrelas: Partida arrecada mais de uma tonelada de alimentos ...
Educação: Escola Francisca Alves do Amaral participa de etapa estadual de Feira de Ciências ...
Saúde: Profissionais dos postos iniciam capacitação ...
Cidade: Plano Diretor Participativo ganha nova rodada de discussões ...