Foto aérea da praça da Matriz no Centro de Caucaia

Notícias do Município

Notícia Publicada em 14/7/2017 | 504 visualizações.


Educação: 172 professores empossados hoje comandam salas de aula já em agosto

Empossados pelo prefeito Naumi Amorim nesta sexta-feira (14/7), os 172 professores aprovados no mais recente concurso público da cidade vão reforçar o ensino em escolas municipais já a partir de agosto deste ano, no retorno do calendário letivo. Eles terão definidos os locais de trabalho pela Secretaria Municipal de Educação entre os dias 19, 20 e 21 de julho próximos.

Serão um necessário instrumento de melhoria do sistema público de ensino local. “Nossos índices estão muito baixos. Nós temos que avançar! Como a gente só consegue alcançar algo se sonhar junto, eu quero sonhar junto com vocês. Nós pegamos a educação de Caucaia acabada, mas vamos fazer tudo o que for possível para melhorar”, declarou o prefeito.

Um importante passo para essa melhoria já foi dado. Estudos da SME indicam que pela primeira vez em oito anos as matrículas da rede municipal de Caucaia aumentaram. A cidade tinha em 2009 mais de 77 mil alunos. Tem agora menos de 58 mil. Uma queda de 24%. “Nós avançamos muito nesse primeiro semestre de gestão, mas a situação ainda é preocupante. Caucaia está entre as três piores em educação do Ceará! E nós só vamos fazer a diferença, só vamos mudar esse quadro, com professores capacitados”, disse a titular da SME, professora Lindomar Soares.

Por isso, a Secretaria tem investido cada vez mais em formação continuada dos educadores. Só entre abril e junho últimos, por exemplo, 647 professores receberam capacitações direcionadas à Educação Infantil. Algo inédito no município. “Fizemos isso, e vamos continuar fazendo, porque não podemos falar de educação de qualidade sem professores capacitados. A educação precisa de pessoas comprometidas para reverter o quadro atual. É um grande desafio. Por isso, o dia de hoje é de alegria mas também de compromisso” sintetizou a secretária.

Dos 172 professores empossados nesta tarde, 125 são para Educação Básica. Os demais dividem-se em: 12 de Educação Física, nove de Matemática, sete de Língua Portuguesa, seis de Língua Estrangeira, cinco de Ciências, quatro de Geografia, três de História e um de Artes. Conforme o edital do concurso, a Prefeitura teria dois anos para convocar profissionais para todas as vagas.

Fez isso, porém, em menos de sete meses da nova administração municipal. Inclusive no tocante ao Cadastro Reserva. “Nós precisamos de um time consciente e que se entenda na posição de influenciador. Porque muitas crianças têm em vocês um referencial! Nós estamos cientes das muitas dificuldades, mas também de que temos condições de avançar. Que vocês sejam bênçãos e abençoadores”, pontuou a secretária de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim.

A agilidade da Prefeitura em dar posse aos professores foi reconhecida por representantes sindicais e da Câmara de Vereadores. “Nunca em Caucaia eu vi uma posse como essa, prefeito! O senhor está de parabéns. É histórico. E tenho certeza de que esses profissionais vão dar o máximo deles. Porque, assim como eu, eles entendem que só a educação transforma”, frisou a presidente do Legislativo Municipal, vereadora Natécia Campos.

“O prefeito Naumi Amorim está honrando um compromisso que assumiu. Nós temos que reconhecer isso”, declarou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), Maria Santos, no que acrescentou: “vocês estão entrando pela porta da frente do serviço público, sem dever nada a ninguém. Muito já avançamos. Mas precisamos avançar mais.”

“Nós conhecemos o prefeito Naumi de longa data. Sabemos do compromisso dele para fazer a diferença em Caucaia. E vocês, professores, entram para fazer dessa uma cidade diferente, com índices melhores do que os que estão aí”, reforçou o representante do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc), Sérgio Bezerra.

Essa foi a segunda posse da gestão de Naumi Amorim. A primeira ocorreu em 20 de abril, quando 126 aprovados no último concurso municipal assumiram seus cargos nas secretarias Municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (SDS) e Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam).


Compartilhar

Últimas Postagens

Metrópole: Prefeitura entrega kits a gestantes atendidas pelo Cras ...
Esporte: Naumi anuncia inauguração da primeira Areninha de Caucaia para dia 22 ...
Jogo das Estrelas: Partida arrecada mais de uma tonelada de alimentos ...
Educação: Escola Francisca Alves do Amaral participa de etapa estadual de Feira de Ciências ...
Saúde: Profissionais dos postos iniciam capacitação ...
Cidade: Plano Diretor Participativo ganha nova rodada de discussões ...